top of page
  • by Brunelson

Neil Young: escolhendo o pior álbum que ele já gravou


Após a sua formação com Stephen Stills, David Crosby e Graham Nash em várias combinações no final dos anos 60, o cantor e compositor canadense, Neil Young, retornou a uma carreira solo mais permanente com o seu fascinante 3º álbum de estúdio, "After The Gold Rush" (1970).




Essa fatia mágica daria início indiscutivelmente à década mais prolífica e vital de Young em sua carreira.

A natureza caprichosa de Neil Young o levou a explorar uma variedade saudável de estilos. Do country, folk e blues, ao som pré-grunge/rock alternativo que iria surgir somente nos anos 80 e 90, e que lhe renderia o título de "Padrinho do Grunge".





E assim como acontece com qualquer criativo intrépido forçando as paredes da convenção, Young naturalmente cometeria alguns erros em sua carreira e a sua questão viria com o disco ao vivo lançado em 1973, "Time Fades Away", gravado junto com o grupo, THE STRAY GATORS, que serviu de banda de apoio a Young na turnê de abertura do seu 4º álbum de estúdio, "Harvest" (1972).


Em entrevista para uma rádio britânica em 1987 com o radialista Dave Ferrin, Neil Young falou sobre esse disco ao vivo: “O meu álbum menos favorito é 'Time Fades Away'. Acho que é o pior disco que já fiz, mas como um documentário do que estava acontecendo comigo na época, foi um ótimo disco. Eu estava no palco e tocando todas essas músicas que ninguém tinha ouvido antes, gravando-as e não tinha ainda a banda de apoio certa tocando junto comigo".

Ele continuou: "Foi apenas uma turnê desconfortável de se fazer... Era para ter sido um grande negócio, tipo, acabei de lançar o disco 'Harvest' e agendaram para mim 90 shows, todos em cidades diferentes. Eu me senti como um produto, sabe? E tinha uma banda de músicos famosos me apoiando que não conseguiam nem olhar um para o outro... Foi uma piada total".

Numa outra entrevista realizada em 1999 com a revista Q Magazine, Young concluiu: “Toda essa turnê foi uma experiência nervosa e não foi muito divertido. Eu meio que comecei a perceber toda essa vibração negativa e portanto, não é algo que eu queira ouvir muito, porque quando ouço, não fico tão impressionado”. "Last Dance" (Disco: "Time Fades Away")


Mais Recentes
Destaques
bottom of page