Mudhoney: por que o frontman da banda não tem boas recordações da turnê junto com o Nirvana em 1993?
by Brunelson
1 de jul
3 min de leitura
Atualizado: 8 de jul
Nenhuma banda durante o movimento grunge jamais afirmou querer ser uma estrela do rock rica e glamourosa.
Não ter que viver de hot-dogs de um posto de gasolina pode ter sido legal, mas há uma boa chance de que qualquer um com uma camisa de flanela teria estremecido se lhes fosse oferecida a chance de lucrar com a tendência ou fazer algo que fosse contra seus princípios artísticos.
Essa pode ser uma maneira respeitável e íntegra de olhar para o mundo, mas esses pesos pesados do grunge sabiam que algo havia mudado quando perceberam o impacto que o NIRVANA estava causando no mundo inteiro no começo da década de 90.
Por mais que Kurt Cobain tenha recebido o crédito por ser o líder do movimento grunge ao mainstream, isso nunca foi algo que lhe agradou. Afinal, o grunge dificilmente tinha um estilo distinto naquele momento, mas uma vez que a música do NIRVANA, "Smells Like Teen Spirit" (2º disco, "Nevermind", 1991), começou a tocar nas rádios alimentada pelo seu clipe passando incessantemente na MTV, todos estavam de alguma forma convencidos de que o futuro da música estava naqueles que usavam roupas de flanela, tênis de skate e escrevendo sobre as partes mais introspectivas de sua psique.
Mas sonoramente não foi assim que a cena de Seattle realmente se identificou. Olhando para o suposto Big 4 do grunge quando surgiu ao mainstream, todos tinham seu próprio estilo sonoro, com o SOUNDGARDEN mais parecendo um cruzamento do BLACK SABBATH com LED ZEPPELIN banhados em contratempos, compassos estranhos, afinações próprias e solos decapitados; o PEARL JAM sendo a destilação do hard rock clássico nos anos 90; o ALICE IN CHAINS abraçando descaradamente sua influência do heavy metal; e o NIRVANA abraçando descaradamente sua influência do punk rock.
Ou seja, nunca foi fácil encaixar tudo sob o mesmo guarda-chuva, então, ficou mais fácil para a mídia empacotar tudo e chamar toda aquela galera de grunge para melhor comercialização.
E o ethos punk rock também é evidente em outra grande banda de Seattle que surgiu na mesma época, o MUDHONEY.
Considerando que seu frontman, Mark Arm, havia deixado a banda GREEN RIVER porque seus colegas de grupo, Jeff Ament e Stone Gossard (baixista e guitarrista, que depois formariam o MOTHER LOVE BONE e PEARL JAM), estavam querendo levar seu som para um lado mais comercial, ver Cobain reclamar contra o establishment e dobrar seu lado cáustico com o álbum "In Utero" (4º e último trabalho de estúdio, 1993), deveria ter sido o complemento perfeito para a amizade já existente desde os anos 80 entre o NIRVANA e MUDHONEY.
Porém, quando o MUDHONEY foi convidado para abrir os shows do NIRVANA durante a turnê americana em 1993 do disco "In Utero" (foto), Arm se lembrou de como as coisas tinham mudado para o NIRVANA, com os próprios membros do NIRVANA gostando ou não.
Ele não mediu palavras quando disse uma vez em entrevista, concluindo: "Fizemos as primeiras semanas da turnê do álbum 'In Utero' do NIRVANA nos EUA e a essa altura, o NIRVANA era uma grande máquina e aquela turnê foi muito dolorosa. Eles se cercaram de tantas pessoas nojentas de sua gestão, sabe? Apenas pessoas nojentas e doentes com as quais eu nunca gostaria de me associar em nenhum tipo de relacionamento, sem contar que essa era a mesma banda que surgiu através das raízes da Sub Pop (gravadora independente de Seattle) e do punk rock".
Comentários