top of page
  • by Brunelson

Mudhoney: vocalista se lembra de quando saíram em turnê com o Nirvana em 1993


MUDHONEY surgiu na mesma cena grunge de Seattle que o NIRVANA.


Eles se formaram em 1988 após a dissolução de sua banda anterior, GREEN RIVER, banda seminal esta que, junto com grupos como o MELVINS, FASTBACKS, SKIN YARD, MALFUNKSHUN e THE U-MEN, havia estabelecido o modelo para a vindoura cena grunge.

Apenas como observação, GREEN RIVER contava com Jeff Ament no baixo e Stone Gossard na guitarra (ambos iriam formar o MOTHER LOVE BONE e consequentemente o PEARL JAM).

O vocalista/guitarrista do MUDHONEY, Mark Arm, certa vez observou numa entrevista retirada do Youtube, sobre as dificuldades de uma turnê em 1993 que o MUDHONEY havia feito junto com o NIRVANA pelos EUA.









“NIRVANA se cercou de pessoas realmente nojentas. Foi simplesmente horrível e todo mundo estava pisando em ovos para tentar não incomodar Kurt. Courtney Love não estava nessa turnê acompanhando o NIRVANA e os empresários da banda tentaram fazer aquela turnê na base da lei seca, tipo, sem álcool nenhum, como se fosse uma espécie de exemplo para Kurt, para que ele não tivesse nenhuma recaída”, disse Mark Arm.

A ideia era ajudar os problemas de dependência química de Kurt Cobain sem bebidas durante toda a turnê americana que o NIRVANA estava fazendo divulgando o seu mais novo álbum, "In Utero" (4º e último trabalho de estúdio, 1993), mas Mark Arm sentiu que a questão estava perdendo o ponto central.

Ele continuou: “O interesse de Kurt tinha muito pouco a ver com álcool, então, foi um exercício estúpido o que eles fizeram. Eles não tinham bebidas nos bastidores, mas tínhamos cerveja nos nossos quartos de hotéis, então, todas as noites, Krist Novoselic, Dave Grohl (baixista e baterista do NIRVANA) e quem mais quisesse uma cerveja, vinha ao nosso quarto e pegava a nossa cerveja. Era ridículo o que os empresários e o pessoal da gravadora queriam fazer com Kurt... Por que eles simplesmente não conseguiram cerveja suficiente para todos que realmente queriam, menos para Kurt? Por que essa pretensão de que é uma turnê de lei seca quando na verdade não era?”

Identificando a verdadeira fonte do vício de Kurt Cobain, o frontman do MUDHONEY acrescentou: “Kurt estava tomando grandes quantidades de pílulas e remédios para controlar o seu vício, ou seja, ele estava totalmente chapado de qualquer maneira só com aquelas drogas prescritas que estava tomando. A ideia de que essa turnê de lei seca estava ajudando Kurt de alguma forma era simplesmente absurda. Por que eles não recolheram as pílulas dele? A comunicação dentro do NIRVANA e as pessoas ao seu redor era praticamente inexistente”.

Uma reviravolta particularmente frustrante de eventos aconteceu durante a data da turnê em Chicago.

Arm complementou: “A caminho de Chicago, alguém percebeu que o hotel onde o NIRVANA iria se hospedar ficava muito longe do local do show e a banda queria ficar no centro da cidade e mais perto do local do show. Eles cancelaram as suas reservas, pagaram o custo e reservaram outro hotel para eles, ou seja, eles pagaram 02 hotéis por pessoa”.

MUDHONEY estava feliz bebendo na turnê, mas evidentemente ficou irritado com os outros membros da equipe de turnê do NIRVANA, onde todos ficavam "presos" em seus quartos de hotéis toda vez.


Arm disse que a cerveja deles acabou durante a estadia em Chicago: “Então, um amigo nosso pegou uma caixa de cerveja do bufê do hotel e levou para o nosso quarto”.

Contextualizando a história, Arm explicou a comitiva ridícula que o NIRVANA parecia ter acumulado após o lançamento e sucesso do álbum "Nevermind" (2º disco, 1991), quando ficaram sabendo que alguém havia retirado essa caixa de cerveja do restaurante do hotel.


Ele finalizou: “A próxima coisa que comecei a enxergar, era que um caso da polícia federal é feito com 24 cervejas. Todos esses caras da equipe do NIRVANA ficavam andando pelos corredores do hotel com os seus walkie-talkies como se o quadro da Mona Lisa tivesse sido roubado. Eles tinham acabado de pagar 02 hotéis por pessoa e estavam enlouquecendo por causa de 01 caixa de cerveja. Foi a coisa mais absurda e insana que eu já tinha visto e era um indicativo de como se comportava todo o grupo de pessoas que ficava ao redor do NIRVANA”.

Commentaires


Mais Recentes
Destaques
bottom of page