top of page
  • by Brunelson

Lars Ulrich: escolhendo os seus bateristas preferidos e o baterista "Deus do Deus dos Deuses"


Na década de 80, o METALLICA levou a sua bandeira de forma assertiva para o coração da florescente cena do metal.

Apesar do canto relativamente esotérico do metal no mapa musical, o grupo foi pioneiro no thrash metal como um subgênero com ressonância global. O fato do METALLICA ter alcançado um público tão amplo com as suas contribuições nas últimas 04 décadas é uma prova do virtuosismo coletivo da banda e da paixão ilimitada pelo rock ‘n’ roll.

Os luminares mais aparentes do grupo incluem bandas clássicas do hard rock e metal da década de 70, como o BLACK SABBATH, DEEP PURPLE, JUDAS PRIEST e MOTORHEAD. Esses grupos foram pioneiros para o surgimento do heavy metal nos anos 80, capturando a imaginação dos membros do METALLICA para lançarem o seu disco de estreia em 1983, "Kill 'Em All".

Fora do metal, outros grupos do hard rock e do rock progressivo também tiveram um impacto fundamental na essência do METALLICA pela sua complexidade composicional, com o QUEEN, LED ZEPPELIN e RUSH sendo influências monumentais ao grupo enquanto procuravam abrir o seu próprio caminho inicial na música.

Em uma entrevista de 2014 para a loja da Guitar Center, o baterista do METALLICA, Lars Ulrich, relembrou da 1ª vez que conversou com o baterista do RUSH, Neil Peart, ainda na década de 80: “Eu me lembro de ficar pensando: 'Você quer mesmo conversar com Neil Peart sobre bateria? Você quer mesmo conversar com Neil Peart, o Deus dos Deuses da bateria?' Então, consegui ter coragem suficiente para discar o número de telefone que me foi dado e liguei para ele”.

“Falei com Neil Peart por cerca de meia hora sobre a marca de bateria Tama”, acrescentou Ulrich. “Foi incrível, porque o pessoal da Tama tinha me enviado uma bateria com as minhas próprias especificações, então, já fazem 29 anos e nunca pensei em tocar numa outra marca de bateria”.



Em 2020, o radialista Howard Stern pediu a Ulrich que nomeasse o melhor baterista entre John Bonham do LED ZEPPELIN e Neil Peart do RUSH. Sendo 02 dos seus preferidos de todos os tempos, Ulrich disse que esta não era uma pergunta fácil de responder.

“É muito difícil”, ele respondeu. “Quer saber? Essa pergunta sobre o melhor baterista de todos os tempos as pessoas me fazem intermitentemente há 40 anos. Eu colocaria ainda 02 nomes adicionais nessa lista. Ian Paice do DEEP PURPLE é um baterista incrivelmente talentoso e técnico. E Phil Rudd é o que dá ao AC/DC aquele salto e balanço incríveis”.

Ulrich finalizou: “Você mencionou a música 'When The Levee Breaks’ do LED ZEPPELIN. Quero dizer, esse é o clássico John Bonham na bateria. A bateria nesta canção é grande, estrondosa e ambiente. Parece que ele está um pouco atrasado no andamento, mas é o seu próprio ritmo ali e Bonham tinha esse ritmo que ele colocava no bolso de tão fácil que era pra ele. Ao mesmo tempo, você não pode tocar bateria e não amar Neil Peart, certo? Você não pode deixar de ser grato e respeitoso a Neil, mas entre Neil e John Bonham, sem desrespeito nenhum, mas terei que escolher Bonham”.


Portanto, Ulrich concluiu e sugeriu que John Bonham é o Deus do Deus dos Deuses.


"When The Levee Breaks" (4º disco, "Led Zeppelin IV", 1971)












Mais Recentes
Destaques
bottom of page