Dave Krusen: primeiro baterista do Pearl Jam revela por que tinha sido dispensado do grupo em 1991
by Brunelson
há 6 horas
2 min de leitura
O 1º baterista do PEARL JAM e que gravou a bateria do álbum "Ten" (1º disco, 1991), Dave Krusen, tinha sido dispensado pelo grupo logo após o lançamento do álbum em 1991. Ele tinha seus próprios conflitos internos com uso de drogas e álcool, o que estava comprometendo a performance da banda nos shows. Pouco depois, Krusen internou-se em uma clínica de reabilitação.
Agora, em uma entrevista recente ao programa Slowhands Rock Talk Show, Krusen falou sobre os primeiros dias do PEARL JAM e os problemas pessoais que levaram à sua saída da icônica banda.
Relembrando seu 1º encontro com o vocalista Eddie Vedder, Krusen observou o quão impressionado ficou na primeira vez que ouviu o vocalista cantar: “Estávamos trabalhando nas músicas que seriam lançadas no disco 'Ten' e aí ele apareceu. Me disseram: ‘Ah, Eddie está aqui’. E eu fiquei, tipo: ‘O quê? Quem? Ah, prazer em conhecê-lo’. E assim que ele começou a cantar, eu me peguei pensando: ‘Meu Deus, nossa!’ Sabe, eu tinha ficado impressionado com sua voz”.
Ele continuou, reconhecendo a impressionante ética de trabalho e o nível de talento que cada membro do PEARL JAM trouxe para a banda: "E eu tinha trabalhado com muita gente talentosa até então, mesmo assim fiquei realmente impressionado com todo o som que saía de cada membro da banda e a forma como eles trabalhavam era muito legal. Não era um trabalho árduo, mas eles eram tipo... As coisas simplesmente aconteciam naturalmente. Era uma coisa levada muito a sério e era um nível que eu nunca tinha experimentado, sabe? O que foi meio que parte da minha saída do grupo, porque eu ainda não tinha levado isso tão a sério".
Ao abordar o que levou à sua saída do PEARL JAM, Krusen admitiu que não estava tão focado quanto seus companheiros de banda na época, concluindo: “Eu ainda estava só curtindo festas o tempo todo, e sabe, eu não tinha me concentrado como o resto da banda tinha feito... Eram festas e disciplina zero, e no final das contas eu paguei o preço”.
Krusen foi eleito junto com o PEARL JAM ao Rock and Roll Hall of Fame em 2017. E quando a banda subiu ao palco nesta cerimônia para tocar algumas músicas, ele foi convidado a levar a bateria na clássica música "Alive", lançada no disco "Ten". E os primeiros shows do PEARL JAM pós-pandemia, ele também foi chamado para se apresentar em alguns shows para substituir o baterista Matt Cameron, que tinha pegado covid.
Será que é muita viagem pensar que Dave Krusen pode retornar ao PEARL JAM, já que Matt Cameron pediu para sair amigavelmente do grupo agora em 2025? Seria mais um daqueles círculos perfeitos que se concretizam na história do rock'n roll...