• by Brunelson

Barrett Martin: baterista do Screaming Trees da vez que jogou uma lata de cerveja em Mark Lanegan


"Acho que nos tornamos irmãos naquele momento porque entendemos certas coisas um do outro", disse o baterista do SCREAMING TREES, Barrett Martin, sobre o vocalista Mark Lanegan.

Em uma nova publicação em rede social homenageando o falecido vocalista do SCREAMING TREES, Mark Lanegan, o baterista Barrett Martin lembrou como se arrepende de ter jogado uma lata de cerveja na cabeça de Lanegan, ocasião que resultou na dupla se tornando em "irmãos".


* Screaming Trees: "somente aqueles que entendem a escuridão da humanidade podem cantar sobre a luz"

O ícone grunge faleceu em sua casa na cidade de Killarney, Irlanda, no dia 22 de fevereiro de 2022, aos 57 anos de idade.

Segue a publicação de Barrett Martin:

“Com o falecimento do nosso irmão e colega de banda, Mark Lanegan, descobri que o humor é realmente o melhor remédio e Mark conhecia essa verdade perfeitamente".

"Então, delineei 07 histórias sobre Mark e o SCREAMING TREES e que estou escrevendo no momento, as quais irei publicar aos poucos em minha rede social, sendo que o humor é a palavra-chave aqui. Então, espero que essas histórias levantem o seu ânimo enquanto pensamos em Mark nas próximas semanas".

Relembrando a primeira das 07 histórias que virão, Martin contou as origens de como os membros do SCREAMING TREES costumavam jogar latas de cerveja uns nos outros.

Ele continuou: “Por alguma razão, o pessoal do SCREAMING TREES tinha uma propensão a jogar latas e até garrafas de cerveja uns nos outros, sendo que Mark contou essa história no seu livro, chamado 'Sing Backwards and Weep', de como eu joguei uma lata de cerveja nele em seu quarto de hotel na cidade de New York. Isso é verdade e eu gostaria de não ter feito isso, mas fiz".

"Mais revelador sobre esse evento é o motivo de eu ter jogado a lata de cerveja nele. Acelerando até 2019, quando Mark me telefonou para perguntar se eu lembrava de certas histórias de maneira diferente da maneira como ele as lembrava, tivemos uma ótima conversa por telefone onde eu disse a ele as coisas que conseguia lembrar e diria que o livro dele é bastante preciso de tudo o que me lembro daqueles anos selvagens. De qualquer forma, Mark me lembrou que fui eu quem jogou aquela primeira lata de cerveja".

"Atirei a minha lata de cerveja recém-aberta o mais forte que pude na cabeça dele, que errei por 01 centímetro. Só me lembro daquele olhar feio dele pra mim, porque eu tinha falado a ele sobre a minha habilidade de arremesso no baseball de quando fazia parte da liga infantil, sendo Mark um fanático por baseball e tudo mais... Além disso, eu estava bêbado naquele momento".

"Mark começou a rir histericamente, pulou da cadeira e me abraçou, exclamando: 'Bom, você deve ter sido treinado por alcoólatras irlandeses também!', o que me fez rir e chorar um pouco, mas de repente tudo estava bem entre nós. Na verdade, acho que nos tornamos irmãos naquele momento porque entendíamos certas coisas um do outro. Aprendi que Mark tinha um senso de humor perverso que desarmava a maioria das situações e ele me fez entender que eu me importava mais com a banda do que comigo mesmo”.

Mark Lanegan foi o vocalista de uma das bandas seminais do grunge, SCREAMING TREES, de 1985 a 2000, onde vieram a lançar 08 álbuns de estúdio. Lanegan também foi vocalista de apoio e de turnê das bandas MAD SEASON e QUEENS OF THE STONE AGE.

Com uma carreira solo prolífica, o 12º álbum solo de Mark Lanegan, "Straight Songs of Sorrow", foi lançado em 2020 e serviu como um companheiro para o seu 1º livro de memórias, "Sing Backwards and Weep".

Na resenha que a revista britânica New Music Express fez sobre esse último disco solo lançado de Lanegan, o descreveu como sendo “aberto e visceralmente honesto” enquanto que possui “música que salva a alma”, concedendo 04 estrelas num total de 05.

Em dezembro de 2021, Lanegan lançaria outro livro de memórias, "Devil in a Coma", detalhando a sua experiência de quase morte por covid por meio de prosa e poesia que ele escreveu enquanto estava doente.


* Mark Lanegan: músico revela que pegou covid, ficou surdo e em coma

Ainda não foi divulgada a causa da morte de Mark Lanegan, mas suspeita-se que tenha sido por complicações da covid...


* Mark Lanegan: "a heroína me impediu de morrer de alcoolismo"


* Screaming Trees: a treta que rolou com o Oasis nos anos 90


* Mark Lanegan: "em vez de ser uma influência positiva para Kurt Cobain, me tornei um facilitador para a sua ruína"


* Mark Lanegan: "uma força muito real interveio na minha vida, quando era um triste pedaço de atropelamento humano"


* Mark Lanegan: confira entrevista completa e reveladora para a revista Rolling Stone


* Mark Lanegan: "Kurt Cobain queria alcançar a grandeza e conseguiu, mas ultrapassou os limites"


* Mark Lanegan: "houve um tempo que me tornei traficante de crack de baixo nível"


* Screaming Trees: um filho esquecido de uma geração


* Mark Lanegan: em suas últimas entrevistas, revelando por que tinha ido morar na Irlanda?


* Dave Grohl: "você podia acreditar no que Mark Lanegan cantava, porque era real"


* Eddie Vedder: "sempre teremos a sua voz para ouvir", sobre Mark Lanegan

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques