top of page
  • by Brunelson

Alice in Chains: em 25/01/1994, a banda lançava o disco "Jar of Flies"


Jar of Flies

O EP “Jar of Flies” é o 4º trabalho de estúdio da banda grunge ALICE IN CHAINS, lançado em 25 de janeiro de 1994 pela Columbia Records. Gravado no London Bridge Studio em Seattle durante 01 semana, é o 1º lançamento oficial da banda com o seu novo baixista, Mike Inez.


“Jar of Flies” foi o 1º EP em toda a história do rock’n roll a chegar na 1ª posição na parada de álbuns da Billboard. Vendeu mais de 04 milhões de cópias ao redor do mundo e possui um dos maiores hits do ALICE IN CHAINS (que veio acompanhado do seu videoclipe), que foi a música “No Excuses”. Este álbum nos apresenta 02 outras grandes canções que também escalaram rankings na Billboard, que foram as músicas "I Stay Away" e "Don't Follow" - onde a 1ª também ganhou o seu videoclipe e a 2ª conquistou posições modestas no começo de 1995.


De acordo com o vocalista original do grupo, Layne Staley (falecido em 2002), o título do álbum veio de um experimento científico que o guitarrista Jerry Cantrell conduziu na 3ª série escolar. Layne havia dito em uma entrevista naquela época: "Eles pegaram 02 jarros cheios de moscas. Um dos jarros eles superalimentaram e o outro jarro eles subalimentaram. Aquele que eles superalimentaram floresceu por um tempo, então, todas as moscas morreram pela superpopulação. Aquele que eles subalimentaram teve a maior parte de suas moscas sobrevivendo o ano todo. Portanto, eu acho que há uma mensagem nisso em algum lugar... Evidentemente que este experimento teve um grande impacto em Jerry". (“Jar of flies” significa “jarro de moscas”).


Temas líricos explorados neste álbum incluem o uso de drogas, relacionamentos e amor.


A 1ª prensagem em CD continha moscas de plástico na espinha da caixa do CD.


A música que abre o álbum, “Rotten Apple”, simplesmente não tem como não congelar o ouvinte quando a canção se inicia, acompanhada depois pelo vocal sincero de Layne. Ela abre portas para uma das músicas mais sentimentais de toda a discografia da banda, “Nutshell”, que após o falecimento de Layne, ganhou novas proporções quando é executada nos shows da banda.


A instrumental “Whale & Wasp” (sim, é possível escutar as baleias e as vespas nessa música, conforme o título nos incita) e a versão jazz com roupagem grunge da música “Swing on This”, finalizam este magnífico álbum que tranquilamente é possível escuta-lo do começo ao fim, sem que o nível decaia durante as suas 07 músicas.


Logo abaixo, confira o videoclipe do single de "Jar of Flies", que foi a canção "No Excuses":


Mais Recentes
Destaques
bottom of page