top of page

The Who: guitarrista relembra sobre o Monterey Pop Festival em 1967 e por que parou de usar drogas

  • by Brunelson
  • há 9 horas
  • 3 min de leitura

Pete Townshend, guitarrista do THE WHO, sobre suas lembranças em ter se apresentado no Monterey Pop Festival em 1967 nos EUA (foto) e o momento em que decidiu largar as drogas: "Voltei desse festival, cheguei em casa na Inglaterra no meio da era hippie e decidi não usar mais drogas".



E o THE WHO anunciou (novamente) sua turnê de despedida em 2025. 


Em recente entrevista em uma coletiva de imprensa realizada na Iconic Images Gallery, em Londres, Townshend destacou o icônico álbum do THE WHO, "Tommy" (4º disco, 1969) e a participação da banda no Woodstock Festival em 1969 nos EUA: "Realmente esse festival consolidou o THE WHO na cultura popular americana", além de destacarem seu lugar na história ao se apresentarem antes no lendário Monterey Pop Festival em 1967, também realizado nos EUA.


Nesse último festival, THE WHO se apresentou ao lado de nomes como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Otis Redding, Simon and Garfunkel e THE BYRDS, onde muitos viram o Monterey Pop Festival como o precursor do verão do amor dos hippies.


Ele continuou: "Minhas lembranças de Monterey são muito confusas, porque Jimi Hendrix estava nesse festival. Naquele momento, eu estava acompanhando suas apresentações junto com vários outros guitarristas amigos meus, como Jeff Beck e Eric Clapton. Tínhamos assistido a todos os primeiros shows de Hendrix em Londres, tipo, ele tinha feito uns 20 shows em cerca de 03 semanas. Todos espetaculares e de tirar o fôlego".


“Então, soubemos que ele também se apresentaria no Monterey Pop Festival e o boato era que ele planejava quebrar sua guitarra no final do show, algo que ele nunca tinha feito antes até então. Eu estava muito, muito nervoso, mas foi um evento realmente lindo. Lembro que Brian Jones estava lá conosco (falecido guitarrista do ROLLING STONES) e foi ele quem tirou cara ou coroa na moeda para decidir se Jimi Hendrix tocaria antes de nós ou não. Sabe, acharia errado se o THE WHO se apresentasse depois de Jimi, porque ele era um artista superior e ainda sinto isso. Ele certamente era um guitarrista melhor, mas não vou dizer que ele cantava melhor que Roger Daltrey (vocalista do THE WHO), porque não cantava”.


Townshend continuou: "Aconteceu que iríamos nos apresentar antes de Jimi — o que me deixou aliviado — então, depois de nossa apresentação, eu estava na plateia sentado ao lado de Mama Cass (vocalista do THE MAMAS & THE PAPAS) quando Jimi Hendrix subiu ao palco. Ela me agarrou e disse: 'Ele está tocando a sua música!' Bem que eu queria que fosse verdade, sabe?"


No entanto, Townshend disse que as coisas pioraram em sua viagem de volta para casa, finalizando: "A outra coisa que aconteceu comigo foi na volta, que foi um pouco mais espetacular. Ganhei uma pequena cartela de ácido LSD e durante todo o voo de volta no avião, fiquei olhando para Roger Daltrey que parecia um anjo, e para a aeromoça que parecia um porquinho. Quando cheguei na Inglaterra e no meio da era hippie, decidi não usar mais drogas”.



Confira a apresentação do THE WHO no Monterey Pop Festival em 1967, tocando a clássica música "My Generation" (1º disco, "My Generation", 1965):


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page