• by Brunelson

The Chats: quando Josh Homme e Dave Grohl foram ao show da banda


Segue matéria que a revista britânica Kerrang havia feito sobre a banda australiana THE CHATS em fevereiro de 2020, soltando uma reportagem promocional ao disco de estreia do grupo que iria ser lançado no mês seguinte, "High Risk Behaviour".

THE CHATS estão trazendo o rock'n'roll áspero, direto, sem frescuras, repleto de charme, personalidade e conquistando alguns amigos em lugares importantes...

Não chame o THE CHATS de punk rock. Eles podem tocar rajadas curtas e agudas de ruído pulsante, cheios de energia juvenil crua e ganchos irregulares e gritantes, mas isso, dizem eles, não os torna uma banda punk.

“Punk rock não é um gênero musical, é mais uma atitude”, disse o guitarrista Josh Price. “Nós temos aquela atitude rebelde, eu acho, mas somos influenciados por AC/DC e muitas outras bandas de rock australiano como THE SAINTS, THE ANGELS e RADIO BIRDMAN. Se você tivesse que escolher um gênero para nos classificar, é apenas rock'n'roll. Ou é isso, ou jogue a 1ª pedra".

O guitarrista falou sobre o local de ensaio da banda: "É o galpão de bongos de um amigo nosso e ele tem umas cobras de estimação lá. Tem uma mesa de sinuca, pingue-pongue e tudo. Sempre tocando música e nos divertindo muito”, relembrou Josh.

Foi nesse galpão que eles criaram as músicas que seriam lançadas em seu EP homônimo de estreia (2016), que foi gravado na sua própria escola. Logo depois, eles seguiram com um 2º EP, "Get This in Ya" (2017). As canções lidavam com preocupações cotidianas, como ter pais roubando os seus cigarros ("Mum Stole My Darts"), sobre a cerveja Victoria Bitter ("VB Anthem") e ficar sem dinheiro ("Bus Money").

O single mais recente, "Identity Theft", disse o vocalista/baixista, Eamon Sandwith, foi inspirado por “aquele episódio da série Black Mirror em que o cara é pego se masturbando”.

Eles não pareciam necessariamente uma banda com amplo apelo internacional, mas tudo mudou há pouco mais de 02 anos, quando eles próprios filmaram e lançaram um videoclipe para a música "Smoko", um elogio à grande tradição trabalhista australiana de dar uma pausa no trabalho para fumar um "cigarro". O hilário clipe caseiro custou a eles apenas U$ 4 dólares, o custo do rolinho de salsicha que Josh come no vídeo, mas se tornou viral quando foram dormir e acumularam milhões de visualizações quando eles acordaram na manhã seguinte.

Isso levou a turnês australianas abrindo para bandas e artistas como Iggy Pop e QUEENS OF THE STONE AGE, seguido por suas primeiras turnês pelo exterior. Isso incluiu um show particularmente memorável em Los Angeles, quando eles fizeram a turnê pelos EUA pela 1ª vez.

“Mandamos uma mensagem de texto para Josh Homme (frontman do QUEENS OF THE STONE AGE) e dissemos: ‘Hey, vamos tocar em Los Angeles e se você quiser ir ao show...'", o guitarrista falou. “Ele nos respondeu: ‘Adicione mais 03 pessoas para eu levar junto', e pensamos que ele poderia estar trazendo a sua família... Na noite do show, saí da 'sala verde' e lá estava Josh Homme com Dave Grohl e os caras do ARCTIC MONKEYS. Dave me chamou pelo meu apelido, ‘Pricey’, e eu dei um abraço nele. Foi muito surreal!”

Desde então, o trio também atacou o Reino Unido, apresentando shows "estupidamente legais e loucos" em festivais como de Reading e Leeds. Mais recentemente, uma longa turnê europeia com ingressos esgotados que terminou com um show no O2 Forum de Londres algumas semanas atrás.

Então, qual é o apelo e por que as pessoas em todo o mundo estão aderindo à culinária australiana do THE CHATS?

“Acho que é porque somos tão descaradamente australianos”, avalia ele. “Não estamos tentando ser outra coisa. Estamos apenas sendo nós mesmos e acho que é isso que as pessoas gostam em nós. Existem algumas semelhanças culturais, especialmente em lugares como no Reino Unido e estamos cantando sobre coisas do dia a dia. Mesmo que a gíria seja diferente, é o que ninguém fala, mas todo mundo fala aqui e eu acho que muitas pessoas podem se identificar com isso”.


"Smoko"


* The Chats: resenha da revista Kerrang sobre o álbum "High Risk Behaviour"


* The Chats: lançando videoclipe do single ACϟDC CD

* The Chats: Dave Grohl e Josh Homme apoiam a próxima revelação do rock

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques