top of page
  • by Brunelson

Soundgarden: entrevista com a banda sobre os 30 anos do álbum "Badmotorfinger" - Parte 9


Confira a entrevista que a revista Spin realizou com todos os membros do SOUNDGARDEN - inclusive citações do saudoso Chris Cornell de entrevistas que concedeu à revista ao longo do tempo - falando sobre o álbum "Badmotorfinger" (3º disco, 1991) e sobre a era que antecedeu, envolveu e se seguiu com esse álbum marcante na história do rock.











Nesta 9ª parte que separamos para você, o assunto fica mais direcionado à criação da capa e a origem do nome do álbum "Badmotorfinger":


-------------------------


Jornalista: Com o processo de gravação encerrado do disco "Badmotorfinger", a banda ainda tinha 02 questões para resolver. Qual seria o nome do novo álbum e como seria a capa do disco?

Kim Thayil (guitarrista do SOUNDGARDEN): Tentando nomear o álbum, eu me lembro de entrar na sala de controle do estúdio e dizer a Chris Cornell: "Hey, que tal nomear o disco como 'I’m Okay – Urinal Cake'"? A referência é do livro de autoajuda de 1967 chamado "I’m Okay – You’re Okay". Isso fez todo mundo rir, mas realmente não tinha beleza ou poder, mas foi muito engraçado na hora.


Thayil: Então, essa ideia rolou na cabeça das pessoas por alguns dias e durante aquelas sessões de gravação, eu estava improvisando um som junto com um amigo meu, quando ele começou a tocar a música “Bad Motor Scooter” da banda MONTROSE. Eu não a reconheci na hora e quando escutei a introdução da canção com a guitarra fazendo sons de motos, eu falei: “Que música é essa?” E ele me respondeu: “É ‘Bad Motor Scooter’”.

Thayil: Eu já tinha ouvido falar do título desta canção, mas ainda não tinha ouvido a música. Eu disse: "Pra mim, poderia muito bem ser chamada de 'Bad Motor Finger'". O meu amigo apenas olhou para mim com as sobrancelhas erguidas e começamos a rir. Nós achamos aquilo muito engraçado também, porque eu fiz um trocadilho com a banda BADFINGER, um grupo que eu amava, com essa música “Bad Motor Scooter”, uma canção que eu desconhecia, mas já tinha conhecimento sobre o título dela. Então, foi assim que surgiu o nome "Badmotorfinger", o que ficou um pouco mais punk rock, sabe? Era colorido e soou muito bem... "Badmotorfinger" parecia um nome ótimo e fica legal de escrever, pois evoca a cor e tudo o que sentimos.

Thayil: No dia seguinte, fui ao estúdio e percebi que aquela ideia de "I'm Okay - Urinal Cake" estava começando a desaparecer, porque as pessoas estavam entendendo que não era um título muito sério. Foi quando eu citei o nome "Badmotorfinger" e todo mundo ficou, tipo: "É isso! Isso é ótimo!" Chris estava sorrindo e me lembro dele me puxando para um canto do estúdio no final do dia, me dizendo: "Você sabe, esse nome funciona em muitos níveis".

Mark Dancy (designer da capa do álbum "Badmotorfinger"): Em 1989, SOUNDGARDEN se apresentou no St. Andrews Hall em Detroit e a minha banda na época, BIG CHIEF, abriu aquele show para eles e foi assim que nos conhecemos. Demos a eles todo o tipo de propaganda possível, como a revista de quadrinhos e música underground que eu publicava chamada Motor Booty. Em 1991, a minha banda foi a Seattle em turnê e tocamos junto com o grupo TAD. Kim Thayil e Matt Cameron (baterista do SOUNDGARDEN) foram neste show e depois eles vieram a mim e perguntaram: “Você quer fazer a capa do nosso disco?” Foi só isso. Nenhuma ideia sobre o que eles estavam planejando ou algo assim. Eles apenas me disseram: "Esse é o título, quer fazer?" Eu disse: "Sim!" e comecei a enviar esboços para eles enquanto ainda estava em turnê. Dentre as ideias, eu tive uma com uma moto, mas eles disseram: "Não, nós não queremos isso". Principalmente, eu estava conversando com Kim sobre isso e também havia todas essas versões diferentes com o dedo médio levantando. Eu estava apresentando todas essas versões diferentes à banda, então, consegui fazer uma forma irregular parecendo uma serra elétrica. O que o design realmente é, são 12 canções e 12 mãos com o dedo médio. Se você olhar para ele, é o que está acontecendo em um círculo.


"Somewhere"


תגובות


Mais Recentes
Destaques
bottom of page