top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: quando se apresentaram na festa do filme "Singles" da MTV em 1992


Tornar-se uma das maiores bandas do mundo é como entrar em uma montanha-russa. Depois de pagar as suas dívidas tocando em bares quase vazios, é chocante ver milhares de pessoas aparecerem do nada.

Após o sucesso estrondoso que foi o disco de estreia do PEARL JAM, "Ten" (1991), o grupo sempre procurou ficar afastado da mídia e dos holofotes, então, quando eles foram convidados a fazer uma apresentação televisiva e com público para a MTV, eles ainda não haviam aplicado o "não" em suas vidas para as solicitações do mainstream.


Antes da explosão do grunge, o diretor Cameron Crowe estava filmando o filme "Singles" (lançado em 1992), que rapidamente se tornou uma das maiores trilhas sonoras do mundo graças à inclusão cinematográfica do ALICE IN CHAINS, SOUNDGARDEN e PEARL JAM em suas filmagens, além de toda a trilha sonora que percorre ao fundo da película.









E durante o lançamento do filme em 1992, o PEARL JAM estava em uma maratona de turnês e foi convidado a se apresentar na festa promocional do filme que estava sendo realizado nos estúdios da MTV.

Apesar de exaustos, todos concordaram em fazer essa apresentação e optando por tocar apenas algumas músicas. Como a festa seria composta principalmente por executivos da MTV e muito poucos fãs genuínos da banda, o vocalista Eddie Vedder se sentiu desconfortável com o clima antes do show e foi beber um pouco de vinho para acalmar os nervos. Como ninguém mais quis beber junto com ele, Vedder já havia bebido 01 garrafa inteira e mais uma que ele havia oferecido aos outros para lhe acompanhar.

Embora a maioria dos executivos presentes já estivessem prontos para algo não corporativo que iriam logo assistir, o cenário mostrou Vedder mergulhando na multidão mais de 01 vez para ser carregado de volta ao palco (foto). No momento em que terminaram de tocar a sua 1ª música na noite, Vedder começou a reclamar de problemas de voz nos monitores das caixas de retorno e ele pode ser visto gesticulando e reclamando para a área de bastidores ao lado do palco.

Perdendo a paciência no meio do caminho, Vedder tentou resolver o problema com as próprias mãos, correndo até a lateral do palco e derrubando toda a cortina e apetrechos que estavam ali.

Tudo isso é mostrado no documentário do PEARL JAM que comemora os 20 anos de banda, "PJ20" (2011), com Vedder revelando que cometeu um grave erro ao fazer isso: “Aquilo que eu derrubei não era o sistema de som, era todo o equipamento de iluminação de palco e eu só ficava me perguntando: 'Por que está ficando tudo cada vez mais claro aqui?'”

Por mais que tivesse causado estragos no palco com a sua indignação, este show mostrava também a insegurança - no caso de Vedder - logo após a fama e em plena ascensão. O vocalista estava sempre procurando estar em uma banda de rock de sucesso, mas a enxurrada de atenção que ele recebeu logo de cara o abalou profundamente, deixando-o para liberar a sua energia frustrada no palco ou mudar drasticamente o estilo da banda em sua postura diante da mídia e na sonoridade de álbuns futuros, como "Vitalogy" (3º disco, 1994) e "No Code" (4º disco, 1996).



Os sintomas também apareceram no guitarrista da banda, Mike McCready, que enfrentava a sua própria batalha contra as drogas nessa época, nem mesmo se lembrando de ter tocado a música "Daughter" no programa de TV americano em 1994, Saturday Night Live - conforme ele mesmo já disse em entrevista. Estes excessos de McCready o levaram a procurar tratamento numa clínica de reabilitação após a gravação do álbum "Vitalogy".


Depois dessa apresentação na MTV, o outro guitarrista da banda, Stone Gossard, olhou para esta experiência como uma forma de aprendizado, concluindo: “Quando estávamos começando, dizíamos 'sim' para tudo, então, começamos a perceber que sempre haveria outra coisa que os executivos da indústria musical iriam querer que nós fizéssemos. Portanto, não há problema em dizer ‘não’ de vez em quando e esse foi o nascimento do 'não'".


Confira a performance do PEARL JAM nessa festa promocional do filme "Singles" realizada nos estúdios da MTV em 1992, apresentando a música "State of Love and Trust" (ficou de fora do disco "Ten"):


Komentáře


Mais Recentes
Destaques
bottom of page