top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: até 2022, guitarrista Mike McCready não sabia tocar o riff da música "Alive"


Mike McCready, guitarrista do PEARL JAM, foi entrevistado pelo podcast Shred With Shifty do guitarrista do FOO FIGHTERS, Chris Shiflett, e dentre vários assuntos, ele falou sobre o riff e o solo da clássica música “Alive” (1º disco, "Ten", 1991).


McCready disse que gravou esta canção no estúdio tocando com uma guitarra Fender Stratocaster japonesa reeditada de 1962, através do pedal de distorção chamado Tubescreamer e num amplificador da Marshall JCM800. Ele também revelou como os sons de Jimi Hendrix da música “Machine Gun” influenciaram a sua própria performance na hora de gravar o solo da canção "Alive".

McCready respondeu a perguntas sobre como o significado das letras da música “Alive” mudou ao longo dos anos, o ritmo punk rock que foi sendo adotada a ela nos shows por Eddie Vedder e por que McCready quebrou uma guitarra no palco depois de ter tocado esta canção em um show realizado em 2022.

Sobre o motivo que fez ele quebrar a guitarra, McCready concluiu: “Stone Gossard (guitarrista) é quem toca o riff de abertura da canção 'Alive', então, eu não sei como fazer. Então, tentei tocar o riff neste show e não toquei corretamente, pois era a 1ª vez que eu iria tocar este riff num show do PEARL JAM... Por isso que quebrei a minha guitarra no final da música”.


“Alive”


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page