top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: qual a banda que inicialmente ele disse que soava "como nada"?


Jimi Hendrix não distribuía elogios levianamente e havia uma banda lendária da qual o guitarrista não gostou dela imediatamente. Asperamente, ele ainda disse que esse grupo soava “como nada”.


Hendrix fez esses comentários no início de 1967, poucos meses depois de chegar a Londres vindo dos EUA. Durante esse período, houve outro novo ato atraindo atenção em um nível semelhante na cena local, mas Hendrix não estava convencido, embora todos os outros na cidade estivessem envolvidos na onda.


O grupo mencionado acima foi o PINK FLOYD, que se formou em 1965 e passou por uma transformação dramática antes de Hendrix chegar ao velho continente. Durante os seus primeiros dias, o repertório do PINK FLOYD consistia principalmente em canções de R&B antes de seguirem o seu caminho para a psicodelia, e foi aí que a sua reputação começou a voar.

Hendrix criticou as novas bandas que de repente foram erroneamente consideradas psicodélicas pela imprensa musical. Ele disse em uma entrevista para a revista Unit: “Quando as pessoas dizem: 'Olhe para essa banda, eles estão tocando música psicodélica!' e tudo o que eles realmente estão fazendo é piscar luzes e tocar 'Johnny B. Goode' com os acordes errados... É terrível".

Então, o repórter perguntou se ele tinha visto o PINK FLOYD ao vivo e Hendrix não estava com disposição para sutilezas: “Ouvi dizer que eles têm luzes lindas, mas soam como nada”.

Ele foi entrevistado novamente pelo mesmo jornalista no final daquele ano e Hendrix novamente se manifestou contra o movimento psicodélico. Depois de ser questionado sobre como ele foi “pego na cena hippie”, o guitarrista explicou que a sua banda não poderia ser rotulada como “hippie” ou “psicodélica” como o PINK FLOYD.

Hendrix também explicou a sua hesitação em relação à rótulos: “Isso me incomoda porque ‘psicodélico’ significa apenas expansão da mente de qualquer maneira. Sabe, não consigo entender uma única palavra que o PINK FLOYD está dizendo nas músicas, mas é a opinião que qualquer um tem”.

No entanto, com o passar dos anos, a postura de Hendrix em relação ao PINK FLOYD suavizou e ele finalmente entendeu por que eles foram tão bem avaliados. Em 1970, eles estavam construindo um repertório fascinante de discos e até mesmo Hendrix não podia mais negar o seu brilhantismo.

“Com a música, vamos pintar quadros da terra e do espaço, para que o ouvinte seja levado a algum lugar”, disse Hendrix. “As pessoas gostam do seu som para explodir as suas mentes, então, vamos dar a elas algo que vá impressioná-las. Será uma música chapada... Eu concordo que pode ser algo parecido com o que o PINK FLOYD está enfrentando. Eles não sabem, mas pessoas como o PINK FLOYD são os cientistas loucos de hoje em dia”.

Embora o PINK FLOYD tenha evoluído significativamente nos 03 anos entre os comentários de Hendrix, ele não os tinha visto em carne e osso com os seus próprios olhos quando disse que soavam “como nada”. Assim que testemunhou a autêntica experiência do PINK FLOYD, Jimi Hendrix finalmente entendeu a sua grandeza.





Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page