top of page
  • by Brunelson

Billy Corgan: quem ele acredita ser "um dos maiores guitarristas" do rock?


O frontman do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, é um personagem multifacetado e algo único na indústria musical.

Ele não tem medo de dizer o que realmente pensa e sente em relação a outros atos, o que fez com que Corgan ganhasse vários inimigos ao longo dos anos. Mas há certas pessoas sobre as quais ele nunca dirá uma palavra desconcertante.




Uma dessas figuras é o guitarrista do DEEP PURPLE, Ritchie Blackmore, que tem sido uma fonte constante de inspiração para Corgan desde a infância. O seu amor por Blackmore e pelo DEEP PURPLE - e que posteriormente iria formar a banda RAINBOW - se infiltrou inconscientemente em seu estilo de tocar no SMASHING PUMPKINS. Além disso, Corgan acredita que Blackmore é um dos guitarristas do mais alto calibre, porque evoluiu constantemente ao longo de sua carreira.

No decorrer do tempo, Corgan falou sobre Blackmore em várias ocasiões, inclusive em sua defesa, depois de causar uma reação negativa após os seus comentários sobre o RADIOHEAD em uma entrevista passada para o site Antiquiet: “Obviamente há um nível de reverência, mas também há um nível de inteligência para saber até mesmo onde você pode mijar. Porque não estou aqui para irritar o RAINBOW e nem o DEEP PURPLE, mas irei mijar na porra do RADIOHEAD por causa de toda essa pomposidade. É este sistema de valores que diz que Jonny Greenwood (guitarrista do RADIOHEAD) é mais valioso que Ritchie Blackmore. Não no mundo em que eu cresci, amigo. Não no mundo em que eu cresci”.


Esse comentário mostra como Blackmore é uma pessoa intocável no reino de Corgan e ele o vê como uma figura divina. Enquanto isso, durante outra entrevista para o site Revolver falando sobre as suas bandas preferidas de heavy metal, Corgan destacou o material solo de Blackmore antes de explicar apaixonadamente os seus raciocínios.


Corgan declarou: “Ritchie Blackmore é um dos maiores guitarristas de todos os tempos. E o que eu acho incrível sobre ele como guitarrista, é a sua transição de uma espécie de guitarrista de blues, para um guitarrista de hard rock e depois para um guitarrista melódico. Ele não apenas influenciou toda uma geração de guitarristas, mas também a Yngwie Malmsteen, o mais proeminente entre eles”.

Destacando o atributo que mais admira em Blackmore, Corgan acrescentou: “Ele sempre escreveu músicas que no final das contas você poderia tocar na rádio e acho que é isso que distingue muitos dos grandes guitarristas. Eles não eram apenas ótimos guitarristas, mas também faziam músicas que todos podiam apreciar”.

Enquanto isso, em outra entrevista para o jornalista Rick Beato, Corgan concluiu como Blackmore influenciou a sua contribuição para o som do SMASHING PUMPKINS, citando o guitarrista do SOUNDGARDEN em contraste: “Kim Thayil tocava solos, mas não eram solos tocados por pessoas que estavam necessariamente tentando tocar como Ritchie Blackmore. Já eu, estava sim tentando interpretar Ritchie Blackmore”.

Na mente de Corgan, Blackmore é um modelo de tudo o que um guitarrista deveria ser e um músico que todos os interessados no instrumento deveriam estudar. Devidamente reverenciado, um dos fundadores do DEEP PURPLE deve sempre ser comparado a outros grandes nomes da guitarra, como Jeff Beck, Jimmy Page, Eric Clapton, Jimi Hendrix e outros destaques.



Kommentare


Mais Recentes
Destaques
bottom of page