top of page

Beatles: separando 02 músicas que foram inspiradas por Jimi Hendrix

  • by Brunelson
  • 10 de jul
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de jul

ree

Quando Jimi Hendrix se tornou famoso, foi durante uma época em que a única maneira de descobrir sobre um artista era ouvir o que as pessoas estavam dizendo (a velha propaganda de boca-a-boca que ainda funciona) e ouvir a música que esse artista estava fazendo, fosse em uma busca implacável através das rádios ou comprando o vinil para escutar serenamente no aconchego do nosso lar. 


Dessa forma essa busca era recompensada, nos dando valor pelo descobrimento e nós dando valor ao que estava escutando - a palavra "fragmentada" não existia no vocabulário musical.


E quando Hendrix inicialmente conquistou o mundo, todos que foram vê-lo ao vivo nos shows saíram com o queixo no chão e uma música em seus corações. Sendo assim, os BEATLES também não foram imunes ao efeito Hendrix.



A partir daí, Hendrix começaria a influenciar músicos em todo o mundo. Seu estilo de guitarra era único, contagiante e muitos músicos tentaram o máximo para imitá-lo. Paul McCartney já admitiu que algumas de suas músicas tinham influência de Hendrix, com a canção "Taxman" sendo uma das mais prevalentes e que apresenta um solo de guitarra que McCartney queria que soasse como Hendrix.


O beatle havia dito uma vez em entrevista: “George Harrison me deixou tentar fazer o solo de guitarra da música 'Taxman', porque eu tive uma ideia. Era o começo da carreira de Jimi Hendrix e eu estava tentando persuadir George a fazer algo assim também, cheio de feedbacks e loucura na guitarra. Eu estava mostrando a ele o que eu queria e ele me disse: ‘Ok, faça você mesmo então’”.


Essa não foi a única música dos BEATLES em que você pode ouvir uma influência de Hendrix.


Embora o guitarrista de Seattle fosse famoso por seus solos psicodélicos, Hendrix também era ótimo em brincar com seus acordes. Quando você ouve canções de Hendrix como "Bold as Love", "Little Wing" e "Hey Joe", ele era capaz não apenas de tocar um acorde, mas improvisar sobre ele, criando corridas emocionantes e dedilhando combinações que são excelentes de ouvir.


Os BEATLES nunca tinham usado essa técnica de acordes antes de Hendrix, mas depois, em algumas músicas suas essa característica de Hendrix puderam ser ouvidas. 


Uma das mais populares é na canção dos BEATLES, "Don't Let Me Down". Se essa música tivesse sido escrita alguns anos antes, provavelmente teria usado apenas uma estrutura de dedilhado simples. Em vez disso, o acorde é dedilhado e em seguida, oitavas e solos são usados ​​para imitar os vocais. Isso é apenas semelhante ao estilo de guitarra que Jimi Hendrix era famoso por tocar.



"Taxman" (7º disco, "Revolver", 1966)


"Don't Let Me Down" (ficou de fora do 12º disco, "Let it Be", 1970)














Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page