Michael Stipe: vocalista do R.E.M. escolhendo sua música preferida dos Beatles
Uma banda listando os BEATLES como influência pode ser uma escolha óbvia.
Poucos grupos conseguiram escapar da influência dos BEATLES. De David Bowie ao RADIOHEAD, sua influência pode ser ouvida em quase todas as bandas de rock que se prezem, portanto, não deveria ser surpreendente que o R.E.M. e seu vocalista, Michael Stipe, sempre gostassem dos BEATLES.
Uma das vozes mais emocionalmente eficazes em todo o rock alternativo, Michael Stipe é frequentemente reconhecido por sua grande influência, incrível lirismo e pela colorida poesia que o R.E.M. deixou em seu legado. E mesmo que o grupo não esteja ativo desde 2011, o R.E.M. continua tão relevante e amado quanto era no seu apogeu nas décadas de 80, 90 e além.
Os BEATLES aparentemente permeou todos os aspectos do R.E.M, particularmente difundido no estilo do baixista Mike Mills que admitiu abertamente ter sido inspirado por Paul McCartney. No entanto, foi a parceria de composição de Lennon e McCartney que teve a maior influência sobre Stipe.
E sendo entrevistado uma vez pelo site Pitchfork, o vocalista do R.E.M. admitiu que a clássica música dos BEATLES, "I Want to Hold Your Hand", é uma de suas preferidas de todos os tempos. E mais, a versão preferida dele é a versão que o BEATLES gravou em alemão na época.
Como todos sabem, se deve aos primeiros dias dos BEATLES em Hamburgo, na Alemanha, quando eles gravavam versões em alemão de suas músicas para suprir toda a febre que foi, com Stipe explicando: “Havia uma mulher alemã que limpava o nosso apartamento e tomava conta de nós quando a minha mãe e o meu pai estavam fora trabalhando. Uma tarde, fui à casa dela para ficar lá e ela me deixou sentado na sala. Ela tinha um rádio antigo em uma prateleira bem alta e que ficava tocando músicas em alemão e eu apenas me lembro de ficar lá olhando pra cima e me perguntando: 'Mas que porra é isso que eu estou escutando'".
É justo que Stipe se desvie da norma, mesmo quando se trata de listar sua canção favorita dos BEATLES, só que na versão em alemão. Entre bandas de rock íntegras que pensam primeiro no que lhe convêm e não no que pode ser um produto comercial para vender, parece haver uma inclinação delas listarem suas músicas/versões lados-b ou de outros artistas como as suas preferidas.
É apenas o reflexo de suas origens que não os deixam mentir.
Comments