top of page
  • by Brunelson

The Squires: a primeira banda de Neil Young


Neil Young é um dos músicos vivos mais eminentes.


Conhecido como o "Padrinho do Grunge", ele influenciou todo mundo, do NIRVANA ao RADIOHEAD, e a maneira como ele colocou a emoção no coração de sua guitarra durante o final dos anos 60 e início dos anos 70, foi inovadora.





Vindo do mesmo ponto de vista artístico de B.B. King e Peter Green (vocalista/guitarrista do FLEETWOOD MAC), a sua guitarra chorosa encontrou um lugar nos corações dos guitarristas iniciantes da Geração X (anos 90), e depois que eles a adotaram, tornou-se o estilo de guitarra onipresente na música contemporânea e se tornando uma prova do legado de Neil Young.

Sua ascensão foi meteórica e ele é um rockstar há 50 anos, mas como ele próprio diz, o seu começo foi humilde.

Em 1º de fevereiro de 1963, como um aspirante a músico de 17 anos de idade, o jovem canadense foi direto da garagem para o palco e fez a sua primeira apresentação profissional em um pequeno clube de campo em Winnipeg, Canadá, como parte do seu primeiro grupo estável, THE SQUIRES.

Young iniciou a sua longa jornada nos palcos no final dos anos 50, quando começou a aprender acordes em um ukulele que seu pai lhe deu de presente. Ele tocou em sua banda de colégio, THE JADES, que logo se transformou em THE SQUIRES. Após aquele primeiro show em 1963, THE SQUIRES se tornariam celebridades locais e tocariam em locais em Winnipeg e Manitoba por 03 anos, até marcando um sucesso local com a sua música chamada "The Sultan".

O sucesso no início da carreira de Young o colocaria em boa posição pelo resto de sua vida. Notoriamente, ele abandonou a escola para trabalhar na cena dos clubes locais e foi aqui que ele conheceu outro futuro ícone, a artista Joni Mitchell, e seus caminhos se cruzariam em várias ocasiões ao longo do tempo.

Durante esse período, ele emplacou alguns sucessos menores, como a canção "Sugar Mountain", e com a banda local, THE GUESS WHO, levando a sua música, "Flying on The Ground is Wrong", para o Top 40 canadense, sendo mais um indicador de que Young poderia ter mais sucesso e que ele só tinha que continuar.

A partir de 1966, Young tocou no grupo de curta duração, THE MYNAH BIRDS, que apresentava um então desconhecido Rick James. Em pouco tempo, eles se separaram e Young e o baixista dessa banda, Bruce Palmer, decidiram fazer uma longa viagem a Los Angeles.

Foi onde eles conheceram Stephen Stills, Richie Furay e Dewey Martin, e formaram o BUFFALO SPRINGFIELD. O seu álbum homônimo de estreia foi lançado em dezembro de 1966, e o resto, como dizem, é história.

Então, Young trabalharia com Crosby, Stills e Nash, e encontraria um nível surpreendente de sucesso como artista solo, muitas vezes apoiado pela banda CRAZY HORSE.

Foi um longo caminho até onde ele está agora, ainda lançando álbuns (mais de 40 somente de estúdio), exercendo a sua autonomia sobre o Spotify e criticando a qualidade sonora que algumas plataformas de música disponibilizam na internet.




É um fato genuinamente impressionante que tudo começou em um pequeno clube de campo no Canadá e é seguro dizer que, se aquele show não tivesse êxito, a história de como conhecemos Neil Young não seria dessa forma.

Confira o áudio da música citada aqui nessa matéria, "The Sultan", da primeira banda de Neil Young, THE SQUIRES:


Mais Recentes
Destaques
bottom of page