top of page
  • by Brunelson

Soundgarden: membros do grupo e viúva de Cornell entram em acordo para lançarem o 7º álbum da banda


A viúva de Chris Cornell, falecido vocalista/guitarrista do SOUNDGARDEN, finalmente fez um acordo com os membros sobreviventes da banda para que possam divulgar as últimas músicas que o grupo gravou com Cornell em 2016 e 2017, quando estavam trabalhando no novo álbum de estúdio e que seria o 7º disco do SOUNDGARDEN. Depois de anos de disputas legais e desagradáveis, a viúva de Cornell, Vicky, "chegou a uma resolução amigável fora dos tribunais com os membros sobreviventes do SOUNDGARDEN", permitindo o lançamento "das canções finais em que a banda e Chris Cornell estavam trabalhando" antes do falecimento de Cornell em maio de 2017, de acordo com um comunicado oficial divulgado pela viúva.

“As duas partes estão unidas e se unindo para impulsionar, honrar e construir sobre o incrível legado do SOUNDGARDEN, bem como a marca indelével de Chris Cornell na história da música como um dos maiores compositores e vocalistas de todos os tempos”, continuou esse mesmo comunicado.

Vicky Cornell versus Kim Thayil (guitarrista), Matt Cameron (baterista) e Ben Shepherd (baixista), estiveram em litígio no tribunal federal por 04 anos e conforme relatos e entrevistas, subtende-se que vários empresários e executivos de alto nível da indústria musical tentaram ajudar ambas as partes a negociar um acordo desde então.

Em 2019, Vicky Cornell processou os músicos por reterem indevidamente o dinheiro dos royalties devidos ao espólio de Cornell, no que ela alegou ser uma tentativa de forçá-la a entregar as 07 gravações inéditas que Cornell chegou a gravar com a banda antes de morrer, as quais seriam lançadas para o 7º álbum de estúdio do SOUNDGARDEN que estava previsto para ser lançado no final de 2017.

Vicky Cornell entrou com outro processo em 2021, alegando que os membros sobreviventes ofereceram a ela "o valor visivelmente baixo de menos de U$ 300 mil dólares" pela participação do espólio no catálogo do SOUNDGARDEN, apesar de ter sido avaliado em U$ 16 milhões de dólares.

Porém, essa história não foi bem assim e logo explicada pelos próprios membros do SOUNDGARDEN.

“A oferta de compra que foi exigida pelo espólio foi grosseiramente descaracterizada e estamos confiantes de que a clareza sairá no tribunal”, disseram os membros sobreviventes na época em resposta. “Estamos ansiosos para concluir o álbum final do SOUNDGARDEN”.

SOUNDGARDEN é uma das bandas seminais de Seattle formada nos anos 80 e já era conhecida e respeitada nos redutos underground antes ainda da explosão do grunge no início dos anos 90, além de ter sido o 1º grupo do recinto a assinar com uma grande gravadora e de já ter concorrido ao Grammy pelo seu 1º álbum de estúdio antes ainda de assinar com a sua super gravadora, que foi o disco "Ultramega OK" (1988).

Em 1987, eles tinham lançado o 1º EP, "Screaming Life".

Após a separação da banda em 1997 com 05 álbuns de estúdio lançados e sendo um dos representantes do grunge no mainstream ao lado do NIRVANA, PEARL JAM e ALICE IN CHAINS, o SOUNDGARDEN se reuniria em 2010, fazendo turnês regularmente pelos próximos 07 anos e lançando o álbum de retorno em 2012, o ótimo "King Animal" (6º disco).


Confira todo esse imbróglio judicial que separamos logo abaixo para você em ordem cronológica:
















Mais Recentes
Destaques
bottom of page