top of page
  • by Brunelson

Sonic Youth: os três ícones que inspiraram o som do vocalista/guitarrista, Thurston Moore


Não há muitas pessoas que podem ser chamadas de pioneiras de seu instrumento, mas Thurston Moore (vocalista/guitarrista do SONIC YOUTH) é definitivamente uma delas.

Adotando afinações alternativas, utilizando motivos atonais, dissonantes, experimentando feedback e técnicas de dedilhar, Moore ajudou a revigorar a música de guitarra ao abraçar os seus extremos.

Mas de onde vem algumas das influências mais importantes em seu som e que definiu uma era?

Nascido em 1958, Moore cresceu em meio a um dos momentos mais exploradores da música popular americana. Sendo entrevistado uma vez pelo jornalista Fred Perry, ele discutiu a música que o impactou quando criança: “Sempre fui atraído pela música que vinha das zonas externas”, disse ele. “Tudo começou nos anos 60 com os discos que o meu irmão mais velho trouxe para casa de bandas como JEFFERSON AIRPLANE, BEATLES, BLACK SABBATH, THE MOODY BLUES, THE STOOGES, MC5, VELVET UNDERGROUND, CAPTAIN BEEFHEART e todos os precursores do punk rock de 1976, que foi o ano em que fiz 18 anos de idade e a minha vocação tornou-se aparente ao ouvir e testemunhar os RAMONES, Richard Hell & The Voidoids, SUICIDE, TALKING HEADS e etc".

O trabalho de guitarra de Ron Asheton no THE STOOGES aparece nos primeiros discos do SONIC YOUTH. Os riffs de guitarra fortemente distorcidos e niilistas que tornam músicas como "I Wanna Be Your Dog" tão ferozes, se tornaram um aspecto essencial em álbuns do SONIC YOUTH como "Goo" (6º disco, 1990), especialmente nas canções "Kool Thing" e "Mildred Pierce".

A partir deste século, os tons de Moore suavizaram um pouco na discografia do SONIC YOUTH (só um pouco mesmo). Foram raízes que se misturaram com o pulso amigável das rádios de rock, sendo que, mais especificamente em 2017, Moore foi convidado a nomear 03 artistas que continuaram a influenciar a sua música.

Ele respondeu rapidamente: “A cantora Billie Holiday por sua dignidade e paixão pela terra e alma. Jimi Hendrix por sua técnica de guitarra quase irreal e vocais de cenas bizarras. E Iggy Pop por sua total liberdade de expressão física e intelectual unificadas”.

O brilhantismo de Moore reside em sua capacidade de tecer essas influências no manto de sua composição sem nunca se submeter a elas. Onde outros guitarristas prestaram homenagem a Hendrix adotando os seus licks, Moore sempre adotou apenas o espírito de Jimi Hendrix, Iggy Pop e Billie Holiday – todos cujo estilo era produto de uma visão de mundo imutável.

O status de Moore como um dos grandes compositores do rock alternativo e independente é certamente um resultado direto desse talento para arrancar fios de DNA musicais e tecê-los em uma nova roupagem.


Se você quiser saber mais sobre o estilo de Moore, pode encontrar um vídeo do guitarrista discutindo o uso de afinações alternativas com a Fender logo abaixo.


* Thurston Moore: "não importava quem tinha escrito a letra ou a música, no estúdio era do fórum


* Sonic Youth: as músicas favoritas de todos os tempos do vocalista/guitarrista, Thurston Moore


* Sonic Youth: guia para iniciantes; 06 músicas definitivas do guitarrista Lee Ranaldo


Mais Recentes
Destaques
bottom of page