top of page
  • by Brunelson

Red Hot Chili Peppers: quando escolheram o momento "de maior sucesso" de sua carreira


Cada banda tem o seu melhor momento e para os mestres do funk rock, o RED HOT CHILI PEPPERS, chegou logo no início de carreira.


Essa foi uma época em que o grupo ainda eram músicos iniciantes, sabendo o que queria alcançar, mas não necessariamente como fazê-lo.

A formação original da banda foi formada pelo vocalista Anthony Kiedis, o baixista Flea, o guitarrista Hillel Slovak – que faleceria em 1988 – e o baterista Jack Irons, onde eram todos amigos e colegas da escola na Fairfax High School, em Los Angeles (foto).


* Jack Irons: baterista original do Red Hot Chili Peppers relembra os primeiros dias de banda


* Jack Irons: 1º baterista do Red Hot Chili Peppers explica por que saiu da banda


A sua apresentação de estreia foi em 16 de dezembro de 1982, no The Grandia Room em Hollywood Boulevard para uma multidão relatada de cerca de 30 pessoas. Isto foi possível depois que um amigo do grupo pediu a Flea e Kiedis para formarem uma banda de abertura para a festa de lançamento do seu próprio EP.

Depois que Flea e Kiedis foram convidados a formar um ato único, eles se reuniram com Slovak e Irons e ambos aceitaram montar esse novo grupo para se apresentarem na festa.


Porém, o guitarrista e o baterista já estavam comprometidos com outra banda em formação e que estava mais adiantada em seus trabalhos, em comparação à fecundação que estava acontecendo com o RED HOT CHILI PEPPERS, por isso, eles não gravariam o disco homônimo de estreia lançado em 1984 e a formação original só iria se reunir conseguindo gravar o 3º álbum de estúdio, "The Uplift Mofo Party Plan" (1987).


* Red Hot Chili Peppers: guia para iniciantes; um lampejo de todos os álbuns de estúdio

Voltando ao 1º show do RED HOT CHILI PEPPERS em 1982, a apresentação foi de bom agrado para o público e eles foram convidados a tocar no mesmo local na semana seguinte. As coisas foram mudando rapidamente e começaram a fazer mais shows em Los Angeles.


O resto é história e assim começava o RED HOT CHILI PEPPERS para se tornar o que sabemos há muito tempo.

Sendo entrevistado agora em junho de 2023 pelo podcast This Little Light, do seu próprio baixista de banda, Flea, o vocalista Anthony Kiedis relembrou deste show de estreia do RED HOT CHILI PEPPERS no The Grandia Room.


Refletindo sobre os muitos trabalhos diferentes que ele tentou fazer antes de se tornar um músico, Kiedis falou: “Nada disso realmente me dava uma sensação de realização ou do tipo: 'Isso é o que eu deveria fazer pelo resto da minha vida', até que começamos a escrever as nossas próprias músicas”.

Flea foi mais emotivo e citou o guitarrista Hillel Slovak: “Isso nos trouxe de volta, porque Hillel estava com raiva de mim porque eu tinha saído da banda dele e me juntei ao FEAR por um tempo. Ele não vinha falando comigo há meses e meses".

A dupla lembrou que Kiedis tinha as palavras e Flea criava o groove para as músicas e apesar de tão despreparados, a banda foi um "sucesso" logo em seu 1º show.

“Foi um grande sucesso para um conjunto de músicas tão curtas”, lembrou Kiedis sobre as primeiras canções autorais do RED HOT CHILI PEPPERS. “Música curta, multidão pequena, tarde da noite em Hollywood, mas não era um local de prestígio, era um clube que ficava muito fora do radar, sabe? Imediatamente senti uma grande sensação de sucesso, tipo, isso funcionou 100% e funcionou mesmo! Quando tudo terminou, eu falei para o pessoal da banda: 'Temos que fazer isso de novo!'”

Como a apresentação foi um triunfo e deu o pontapé inicial em suas carreiras, Flea e Kiedis concordaram que nunca tiveram tanto sucesso na carreira quanto a sensação que tiveram nesse 1º show.

Flea afirmou: "De todas as coisas que fizemos ao longo dos anos, nunca me senti mais bem-sucedido do que naquela noite".

Kiedis repetiu: “Sim, esse foi o maior sucesso que já tivemos, com certeza”.

Expandindo o seu ponto de vista, Flea concluiu: “Quero dizer, bem, tivemos muitos grandes momentos de sucesso, mas ficou claro quando fizemos o nosso 1º show de que era uma coisa real. Ele estava cantando, nós estávamos tocando e éramos uma porra de uma banda... Parecia que havia caído um raio no meio de nós com uma alta eletricidade circulando”.

Mais Recentes
Destaques
bottom of page