• by Brunelson

Eddie Vedder: Top 07 bandas preferidas do vocalista do Pearl Jam


Já começo esse texto alertando: não relacionamos de propósito as bandas THE WHO, SOUNDGARDEN e PIXIES, mas sabemos que essas 03 bandas fecham o Top 10 de Eddie Vedder.

Aqui, procuramos enfatizar e dissertar sobre os outros 07 grupos que supostamente completam a lista, deixando de lado as 03 bandas citadas acima por já serem de conhecimento global por todos.


* Eddie Vedder: relacionando o seu Top 13 álbuns de todos os tempos

Existem muitos poucos artistas e bandas que podem afirmar terem sido tão consistentemente brilhantes quanto o PEARL JAM.

Como uma banda que nunca se comprometeu verdadeiramente na busca do sucesso, as lendas do rock alternativo e grunge ganharam toda a notoriedade e fortuna de que precisavam criando canções de destaque que marcaram época e proporcionando shows diferentes a cada noite - referente a mudança de setlist.

Uma das principais razões para este sucesso é o vocalista Eddie Vedder.

Um dos melhores cantores do rock, Vedder fez a sua própria posição, estabelecendo um plano para todos os outros vocalistas de rock seguirem. No entanto, isso não significa que ele também não teve as suas próprias inspirações.

Vedder, um dos maiores defensores do poder da música para curar e ajudar, nunca foi tímido em sua admiração por artistas, mas algumas bandas e cantores ressoam mais alto com ele do que outros.

Você seria perdoado por desenvolver um ego sério como protagonista do PEARL JAM. Uma das poucas bandas que se manteve inalterada por fama, fortuna ou fadiga, eles ainda nos proporcionam composições puras e desenfreadas.

O grupo é forte no rock e com razão merece toda a aclamação que recebe.

Isso fez de Vedder um dos cantores de rock mais requisitados de sua geração e viu a estrela cantar em muitas músicas/covers diferentes. É aqui que temos o primeiro indício de seus atos favoritos, enquanto outros, Vedder compartilha abertamente a sua adoração a cada passo.

Embora essa lista não esteja em uma ordem específica, os atos estão no topo de sua lista de músicos favoritos - junto com outras bandas que já sabemos que também moram no seu coração, como THE WHO, PIXIES e o SOUNDGARDEN, que fechariam uma lista Top 10 de bandas preferidas de Eddie Vedder.

Com base em entrevistas ao longo do tempo, separamos o Top 07 de bandas/artistas favoritos do vocalista do PEARL JAM, Eddie Vedder:

Banda: DEVO

Uma das bandas mais excêntricas que já lançou um disco, DEVO é uma das escolhas do nosso ídolo. Isso mostra o quão dedicado Vedder é o fato dele considerar tal banda como uma de suas favoritas.

A confirmação de seu amor pelo DEVO veio em 2009 num show, quando ele e toda a banda do PEARL JAM se vestiram com figurinos a la DEVO como "pilhas de energia" e tudo mais, para uma apresentação especial do cover da canção "Whip It".

“Acho que Eddie decidiu que iríamos fazer aquilo”, disse um dos guitarristas do PEARL JAM, Stone Gossard, para a revista Rolling Stone em 2009. “Nós conversamos sobre isso 01 mês antes do show e não tinha entendido direito. Quando soube que iríamos realmente fazer aquilo, eu escutei aquela canção e realmente comecei a pensar sobre o impacto do DEVO na história da música. Eles significam muito para nós e foi realmente uma saudação para eles”.

Se você estiver um pouco confuso sobre a conexão que Vedder e o resto da banda tinham com o DEVO, você seria perdoado, assim como explicou Gossard: “Se você pensasse no PEARL JAM há 10 anos atrás, não pensaria imediatamente que nós estaríamos celebrando a banda DEVO”, ele disse.

“Você não teria ouvido falar que nós gostávamos do DEVO, mas todos no PEARL JAM foram afetados por eles de alguma forma... Na minha perspectiva, o seu lugar na história da música popular ocidental é bastante claro. Eles quebraram uma barreira real do que é um rock típico, o que você pode fazer dentro da estrutura do rock e como você pode desafiar as convenções”.

Banda: RAMONES

Se havia um lugar garantido nessa lista era os RAMONES.

Um super fã confesso, Vedder há muito defende o grupo como um dos mais influentes do rock e até mesmo dividiu o palco com os seus heróis em seu último show em 1996.

Para encerrar o show de despedida dos RAMONES em 1996, Vedder foi convidado para se apresentar com a banda e não pensou duas vezes em aproveitar a oportunidade com as duas mãos.

O caso de amor entre Vedder e os RAMONES vinha crescendo desde que, na sua infância, o cantor percebeu pela primeira vez os punks vestidos com jaquetas de couro e jeans rasgados. Já com o PEARL JAM sendo gigante, Vedder se tornou um grande amigo do guitarrista Johnny Ramone, chegando a fazer o discurso de apresentação quando os RAMONES foram eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame em 2002, proclamando: “Eles estavam armados com canções de 02 minutos que disparavam como metralhadoras e foi o suficiente para mudar a realidade de revolução no planeta Terra".

O discurso durou 17 minutos e narrou com precisão a adoração de Vedder pelo grupo.

Quando Vedder visitou o museu dos RAMONES alguns anos atrás, ele deixou uma carta que dizia: “Vida longa aos RAMONES... A onda que quebra o tempo todo. E para o meu bom amigo, Johnny, como sinto a sua falta... Todos os dias e para sempre... Queria que você estivesse aqui... Então, novamente, você está sim", mostrando a paixão que o vocalista do PEARL JAM possui pelo grupo.

Artista: Bruce Springsteen

Sem dúvida (é fato, não opinião) um dos maiores compositores da história americana, as lembranças não filtradas de Bruce Springsteen da vida cotidiana dos seres humanos comuns o tornaram um herói entre muitos artistas e Eddie Vedder é certamente um deles. Os dois dividiram o palco em várias ocasiões e ao que parece, também são bons amigos.


Numa entrevista em 2020, o vocalista do PEARL JAM falou sobre a alegria e o desconforto de fazer pela primeira vez uma turnê sozinho, quando foi divulgar o seu 1º álbum de estúdio solo, "Into The Wild" (2007). Inicialmente, ele se sentia desconfortável no palco, mas "uma joia de um conselho" de Bruce Springsteen mudou toda a sua mentalidade.

"Bruce Springsteen havia me dito que existe um poder real quando há apenas uma pessoa lá em cima no palco", lembrou Vedder. "É aterrorizante, cara... Até para o público é aterrorizante, sabe? Bruce havia me dito que uma apresentação solo precisa ser um ato certeiro, pois há uma intimidade e poder envolvido... Essa foi uma das melhores coisas que eu poderia ouvir, porque de repente, eu não me sentia mais tão vulnerável".

* Eddie Vedder: "percebo essa energia espiritual do meu pai cuidando de mim"


Onde o conselho foi provavelmente muito bem recebido, foi o projeto musical que Springsteen deixou que está provavelmente mais sintonizado com o trabalho de Vedder.


O tom áspero e ainda assim vulnerável de Springsteen o levou a se tornar um dos melhores contadores de histórias da música e é algo que Vedder aplica ao seu próprio trabalho.


* Bruce Springsteen: conversando sobre caminho mainstream com Eddie Vedder


* Bruce Springsteen: em conversa com Eddie Vedder e Dave Grohl

* Bruce Springsteen: trechos de conversa com Dave Grohl em recente entrevista


Artista: Bob Dylan

Não existem muitos cantores de rock de uma certa idade que não cite Bob Dylan como uma das maiores influências de suas vidas.

O lendário trovador obteve um impacto tão grande na música que é cada vez mais impossível ignorá-lo como um dos pilares fundadores da cultura popular. Vedder certamente pensa assim e já fez covers de Dylan em algumas ocasiões.

Ao longo da carreira de Vedder, ele já forneceu uma performance vocal especializada das canções mais amadas de Dylan, incluindo "I Shall Be Released", "The Times They are Changing" e a mais conhecida pelo PEARL JAM, "Masters of War".


Esta mensagem "anti-guerra" na música "Masters of War" que Eddie Vedder realmente acredita, se reflete em suas performances e é entregue direto do seu coração.


“Juro por Deus, há pessoas por aí procurando uma razão para matar! Eles estão procurando um motivo para cruzar as fronteiras e conquistar terras que não lhes pertencem. Eles deveriam dar o fora e cuidar da própria merda”, disse Vedder num show do PEARL JAM em 2014, o que reforça o sentimento que inspirou Dylan a escrever "Masters of War" todas aquelas décadas antes.

Tendo apresentando esta música com frequência nos shows do PEARL JAM, é bastante fácil supor que Eddie Vedder, talvez como o resto do mundo, seja um dos maiores fãs de Bob Dylan.

Banda: LA LUZ

Nos anos mais recentes, Vedder, que nunca desligou o cérebro para a beleza da música moderna, foi seduzido pela obra do grupo LA LUZ.


A banda de Los Angeles obteve grande aclamação da crítica e sucesso comercial moderado com o seu som surf rock e claramente fisgou um fã chamado Eddie Vedder.

Revelada por uma loja de discos em Seattle, a Easy Street Records, a loja sugeria que Vedder estava cada vez mais obcecado pelo grupo, quando fizeram uma postagem online para promover o Record Store Day: “Quando Eddie Vedder fica obcecado por uma banda, ele precisa de todo o material deles para escutar. Entre assistir ao campeonato de beisebol, compor novas canções e realizar shows pelo mundo inteiro, ele às vezes nos pede para fazer contato com alguma nova banda. Atualmente, o grupo favorito de Eddie é a banda LA LUZ”.

Como você pode imaginar, o grupo LA LUZ deve ter ficado emocionado com a notícia e provavelmente possuem o número de telefone de Vedder em seus celulares...


Banda: BEATLES

Negar o amor de Vedder pelos BEATLES seria um grave erro.

O cantor, como quase todo mundo de sua idade, estava completamente apaixonado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Depois de selecionar o "The White Album" dos BEATLES como um dos seus favoritos de todos os tempos, Vedder havia dito numa entrevista: "Este é quase um livro didático para alguém nascido em 1964. Eu tinha uma fita cassete nomeada 'Revolver White Album'. Eu não descobri que eram 02 álbuns separados até anos depois, sabe? 'The White Album' possui músicas que agradam às crianças pequenas, então, em contrapartida, se você se interessar pode também acabar ouvindo canções do tipo 'Revolution 9'... Quero dizer, essas coisas abrem a sua mente e é onde você se sente à vontade através de uma difícil audição".

Desde então, Vedder já fez covers de 09 músicas diferentes dos BEATLES em shows solo ou do PEARL JAM, de clássicos como "Blackbird" a cortes profundos como "You’ve Got to Hide Your Love Away", tudo isso falando de um homem completamente cativado pela composição dos BEATLES.

Banda: THE DOORS

Através da maioria dessas inclusões, Vedder prestou homenagem à banda ou artista por meio de um cover, mas para o THE DOORS, ele se juntou a eles pessoalmente no palco em 1992, quando o vocalista do PEARL JAM participou da apresentação do THE DOORS quando estavam sendo nomeados ao Rock'n Roll Hall of Fame - ocupando o lugar do lendário Jim Morrison.

Embora Jim Morrison e o THE DOORS fossem os reis da contracultura, foi o carisma intenso e dinâmico de Morrison que Vedder levou consigo.

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques