top of page
  • by Brunelson

Discos de vinil tiveram a sua maior semana de vendas nos EUA desde 1991


Os EUA tiveram a sua maior semana de vendas de vinil desde 1991. Foram 2,2 milhões de discos de vinil vendidos na semana encerrada em 22 de dezembro de 2022.

De acordo com o órgão especializado, Luminate, 2,2 milhões de álbuns de vinil foram vendidos na semana encerrada em 22 de dezembro, o maior número já registrado desde que começou a rastrear eletronicamente as vendas de música, informou a Billboard.

Aliás, esta é a 2ª vez desde 1991 que as vendas de vinil ultrapassam a marca dos 2 milhões. A 1ª vez que aconteceu foi apenas em 2021, onde foram vendidos 2,1 milhões de discos na semana que terminou em 23 de dezembro de 2021.







Na semana que antecedeu o Natal, as vendas de vinil cresceram quase 50% em relação à semana anterior, provavelmente impulsionadas por pessoas comprando presentes de Natal.

O vinil representou 57% das vendas gerais de álbuns nos EUA naquela semana e 63% de todas as vendas físicas de álbuns.

Em 2021, os álbuns de vinil superaram os CDs nos EUA pela 1ª vez em 30 anos. Um padrão semelhante ocorreu no Reino Unido, onde as vendas de vinil excederam as vendas de CD pela 1ª vez em 2022, segundo o jornal britânico The Guardian.

“É um divisor de águas para toda a indústria da música”, disse Kim Bayley, executivo-chefe da Entertainment Retailers Association (ERA) ao jornal The Guardian, concluindo. “Depois que o CD apareceu e praticamente acabou com o negócio do vinil, poucos de nós acreditariam que um renascimento como este fosse possível”.

Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page