Ben Shepherd: “cometemos o mesmo erro de sempre, que era interromper a produção do nosso álbum para sair em turnê por algum motivo”, baixista do Soundgarden sobre a última turnê da banda
by Brunelson
há 2 horas
3 min de leitura
“Na noite anterior à nossa partida para aquela turnê, eu sabia que algo ruim iria acontecer”, disse o baixista do SOUNDGARDEN, Ben Shepherd, em recente entrevista para a revista Guitar World, sobre seus sentimentos antes de embarcar para o que seria a última turnê da banda em 2017.
Shepherd falou abertamente sobre a morte de Chris Cornell e os medos que atormentavam o baixista, antes daquela que seria a última turnê do SOUNDGARDEN.
Depois de terem realizado uma turnê mundial em divulgação ao seu mais recente álbum de estúdio, "King Animal" (6º disco, 2012), SOUNDGARDEN estava em seu período de "férias" em 2017, quando resolveram entrar em um estúdio para dar início aos trabalhos para um novo disco. No meio do processo, o grupo resolveu fazer uma turnê pelos EUA, mais como se fosse um "esquenta" anunciando seu retorno aos trabalhos e prometendo um novo álbum para aquele mesmo ano ou para 2018.
Mas a série de shows foi interrompida após a morte de Chris Cornell em maio de 2017, quando a banda tinha acabado de realizar seu show na cidade de Detroit. Cornell foi encontrado morto no quarto do hotel onde estava hospedado.
E mesmo antes de pegarem a estrada para dar início a essa turnê, Ben Shepherd já se sentia inquieto: “Eu sempre achei que seríamos 02 velhos esquisitos sentados na cabana que ele tinha no meio da floresta, rindo de tudo, sabe? Ele queria muito conhecer meu filho, Noah, mas nunca teve essa oportunidade”, disse Shepherd sobre a amizade e o impacto da morte de Cornell.
“Tenho pensado muito ultimamente sobre como, na noite anterior à nossa partida para aquela turnê, eu sabia que algo ruim iria acontecer. Algo me dominou e eu senti profundamente que não iria conseguir, tipo, fui realmente me despedir da minha família antes de viajar e eu podia sentir isso”.
“Estávamos cometendo o mesmo erro de sempre, que era interromper a produção do nosso álbum de estúdio para fazer alguma turnê por algum motivo”, finalizou o baixista.
O disco que o SOUNDGARDEN estava compondo e gravando antes daquela fatídica turnê, nunca foi finalizado. Na época, eles já tinham gravado 07 músicas com o vocal de Chris Cornell junto (em produção ou gravações demo).
Em entrevista ao site Music Radar em 2019, o guitarrista da banda, Kim Thayil, confirmou que eles estavam tentando finalizar esse material demo, mas o espólio de Cornell, representado pela viúva do vocalista, estava retendo essas gravações.
A disputa judicial que se estendeu por vários anos, foi resolvida fora dos tribunais em 2023 através de um acordo, com o SOUNDGARDEN finalmente anunciando que eles iriam finalizar a parte instrumental destas 07 canções mixando com o vocal já gravado de Cornell, com Thayil afirmando que o novo álbum "seria um grande presente para os fãs".
Em tempo, SOUNDGARDEN será eleito ao Rock and Roll Hall of Fame neste fim de semana em novembro de 2025, ao lado de um elenco repleto de vocalistas e instrumentistas de Seattle e região que irão se apresentar junto com a banda na noite da cerimônia, incluindo a cantora Brandi Carlisle, o guitarrista/vocalista Jerry Cantrell do ALICE IN CHAINS, o guitarrista do PEARL JAM, Mike McCready, a vocalista do PRETTY RECKLESS, Taylor Momsen, e outros...
Comentários