Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 43

August 23, 2019

 

Fonte: Revista Rolling Stone

 

43) Banda: BLACK FLAG

Disco: "My War" (2º álbum, 1984)

 

Quando a banda BLACK FLAG reformulou dramaticamente o seu som ao lançaram este 2º álbum de estúdio, "My War", os punks puristas espernearam, mas os futuros fãs do grunge se alegraram. 

 

O grupo que surgiu neste 2º disco tinha pouca semelhança com a aríete de angústia capturada no icônico álbum de estreia, "Damaged" (1981). 

 

O lado A do disco "My War" trocou os manguais pós-adolescente do álbum anterior, por uma confusão de canções de meio-tempo. Na época, a banda era formada pelo baterista do grupo DESCENDENTS, Bill Stevenson, sendo que o guitarrista Greg Ginn alternou os pesados riffs em direções atonais, que seria o complemento perfeito para o vocalista Henry Rollins "competir" em turbulência emocional com as outras bandas amigas da época - na faixa-título, "My War", talvez a melhor música do BLACK FLAG em toda a sua discografia e que por sinal, foi composta pelo ex-baixista do grupo, Chuck Dukowski. 

 

Mas o lado B desse disco foi a verdadeira linha na areia: uma série de 03 canções de mais de 06 minutos cada, tocadas em tempos tortuosamente lentos.

 

Aqueles que gostaram (ou não) do que ouviram, nunca mais foram os mesmos. 

 

"Foi a questão do BLACK FLAG", disse o vocalista/guitarrista Buzz Osborne, do MELVINS, para o guitarrista do SOUNDGARDEN, Kim Thayil, em uma matéria de 1995 da revista Guitar World, depois que Thayil citou a desaceleração sonora do MELVINS nos primeiros discos. 

 

“BLACK FLAG criou a música 'Nothing Left Inside' (lançada no álbum 'My War'), uma canção super pesada e cansativa, que realmente me emocionou”, disse o vocalista/guitarrista do MUDHONEY, Mark Arm, na biografia oficial da sua banda. 

 

BLACK FLAG chegou a fazer um show em Seattle no ano de 1983.

 

Mark Arm complementou, lembrando sobre este show em Seattle: “BLACK FLAG saboreou as pessoas irritadas, em contra partida, as pessoas do punk rock ficaram muito irritadas com o grupo. Naquele show, havia um contingente de garotos realmente irritados porque o BLACK FLAG estava agora tocando músicas mais lentas".

 

"Lembro de escutar comentários na época de que eles tinham se vendido... Na verdade, a banda estava apenas seguindo em frente e fazendo o que eles realmente queriam fazer no momento”.

 

"My War"

 

Confira também:

 

50) MOTHER LOVE BONE, "Apple" (1º álbum, 1990)

 

49) TOADIES, "Rubberneck" (1º álbum, 1994)

 

48) FECAL MATTER, "Illiteracy Will Prevail" (fita demo, 1986)

 

47) THE U-MEN, "Step on a Bug" (1º álbum, 1988)

 

46) VERUCA SALT, "American Thighs" (1º álbum, 1994)

 

45) THE STOOGES, "Fun House" (2º álbum, 1970)

 

44) SKIN YARD, "Hallowed Ground" (2º álbum, 1988)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Soundgarden: baterista é bloqueado pela viúva da rede social de Chris Cornell

December 15, 2019

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead