top of page
  • by Brunelson

Vendas de discos de vinil em 2021 atinge nível mais alto em 30 anos


23% de todos os álbuns comprados em 2021 foram em vinil, sendo os discos do ABBA e da cantora Adele os mais vendidos.

De acordo com novos dados da British Phonographic Industry (BPI), foram vendidos mais de 05 milhões de discos de vinil em 2021, um aumento de 8% em relação a 2020 o que gerou o 14º ano consecutivo que o formato aumentou em suas vendas, com os discos de vinil constituindo 23% de todos os formatos de álbuns vendidos em 2021.

Refletindo sobre as estatísticas, Geoff Taylor, executivo-chefe do BPI, disse: “É um ótimo momento para ser um fã de música, com uma escolha mais ampla do que nunca e apoiada por um grande valor".

“Graças ao investimento das gravadoras em novas músicas e talentos, os fãs podem comprar e colecionar as músicas que mais amam em vinil, CD e até em fita-cassete, enquanto também possuem acesso a mais de 70 milhões de músicas para transmitir instantaneamente quando e quantas vezes quiserem pela internet, que por sua vez, permite a uma nova geração de artistas criar música e sustentar carreiras de sucesso em um mercado global”.

No início de 2021, um novo estudo descobriu que a Geração Z (pessoas comumente identificadas como nascidas aproximadamente entre 1997 e 2012), compra atualmente mais discos de vinil do que a geração anterior. De acordo com uma pesquisa realizada pela MRC Data, 4.041 pessoas com 13 anos de idade ou mais foram questionadas ao longo de 02 semanas sobre as suas influências musicais, inspirações e compras, com 15% dos entrevistados da Geração Z alegando terem comprado álbuns de vinil nos 12 meses anteriores.

Campanhas que ocorrem todo ano como LoveRecordStores, Record Store Day e National Album Day, também ajudaram a aumentar as vendas das lojas de discos independentes e redes especializadas.

2020 também viu o vinil vender mais do que CDs pela 1ª vez desde os anos 80. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), o vinil contribuiu com impressionantes U$ 232 milhões de dólares para vendas físicas totais de U$ 376 milhões de dólares no 1º semestre de 2020.


No mês passado e sobre outra questão, representantes da indústria da música conversaram com a revista New Music Express sobre o que realmente está causando os atrasos na fabricação de vinil, argumentando que a culpa não está somente nas mãos da cantora Adele.

Relatórios surgiram nas últimas semanas sobre uma crise enfrentada pelos amantes do vinil, com fontes também dizendo à revista Variety que mais de 500 mil cópias do novo álbum de Adele foram prensadas, causando um enorme acúmulo e problemas na linha de produção para que outros artistas e bandas também quisessem prensar os seus materiais, refletindo como os recursos atuais estão limitados em todo o mundo - em contrapartida de como era até o final dos anos 90...

“Mas mesmo sem Adele, o problema ainda estaria lá”, concluiu Geoff Taylor. “Conforme a demanda se torna maior, as pessoas pedem mais, então, o pedido inicial de todos será maior do que seria há 12 meses atrás”.

Mais Recentes
Destaques
bottom of page