• by Brunelson

The Kinks: quando um membro da banda foi nocauteado no palco pelo outro



A história da música rock está repleta de contos lendários entre os membros de banda.


Alguns são sérios, como a guerra legal entre Roger Waters e David Gilmour do PINK FLOYD, ou a explosão entre Mike Love do BEACH BOYS e, bem, quase todos, mas especialmente com Brian Wilson.


Ao mesmo tempo, outros são principalmente uma rixa envolvendo diferenças criativas ou uma disputa por uma garota. Essas brigas frequentemente exploravam a relação de amor e ódio dos membros de banda, exemplares entre Mick Jagger e Keith Richards do ROLLING STONES.

De fato, a banda THE KINKS era popular em suas apresentações públicas não convencional de ódio. Normalmente, essas brigas eram quase sempre movidas a álcool.


* The Kinks: relembrando imagens raras de show em Paris no ano de 1965

Um destes incidentes aconteceu quando o grupo estava se apresentando no Capital Theatre na cidade de Cardiff, País de Gales, em 1965. Ray Davies (vocalista/guitarrista) narrou o incidente para o site Wales Online durante uma entrevista em 2010.

De acordo com Ray, Mick Avory (baterista) estava fervendo de raiva depois que o irmão de Ray, Dave Davies (guitarrista, ambos foto acima), o insultou sob influência de álcool uma noite antes do incidente e Avory estava esperando o momento certo para se vingar. Ignorando o rancor de Avory, Davies o atacou novamente na noite seguinte, sem saber do perigo que ainda estava por vir.

Depois de apresentar 02 músicas no Capital Theatre, Davies se virou e disse ao baterista: “Por que você não coloca o seu pinto pra fora e toca a caixa da bateria com ele? Provavelmente soará melhor”. Tentado por esta observação lúcida, Avory saltou do seu banquinho de bateria num piscar de olhos e derrubou Davies com um soco. Pego de surpresa, o frágil esforço de Davies para se defender falhou. Assim que todos superaram a onda de choque, eles encontraram Davies inconsciente no palco em meio à confusão. Ele foi imediatamente levado ao hospital, onde recebeu 16 pontos em seu ferimento.

Enquanto isso, pensando que ele havia cometido um assassinato, Avory correu pra fora do local e se escondeu. A polícia o arrastou pra fora do seu esconderijo e quando Avory negou todo o incidente ao ser interrogado pela polícia, os policiais o lembraram de que não adiantava mentir, pois centenas de pessoas estavam lá como testemunhas.

No entanto, Davies retirou todas as acusações contra Avory, se não por consideração, mas pelo bem do futuro da banda. Embora as tensões pessoais tenham se acalmado, a banda sofreu no nível profissional. Por causa desse registro notório, a Federação Americana de Músicos proibiu o grupo de viajar pelos EUA por 04 anos após o incidente no Capital Theatre.

Como Ray Davies lamentavelmente declarou: “Em muitos aspectos, essa proibição ridícula tirou os melhores anos da carreira do THE KINKS quando a banda original estava se apresentando em seu auge. Nós surgimos nos primeiros dias após a Beatlemania, fomos perseguidos em todos os lugares que íamos e tínhamos que ter escolta policial de um lado para o outro... Eu nunca nem ouvi uma nota que tocamos nos shows por muito tempo, pois os gritos da multidão sempre foram muito altos. Éramos briguentos, mas o que torna uma banda especial é o que a faz se separar. O que tornou a nossa música interessante acabou sendo a mesma coisa que a destruiu”.

É engraçado que Ray deva culpar apenas o seu irmão e Avory, pois ele era igualmente responsável pelo status escandaloso da banda. Os dois irmãos tiveram um relacionamento intenso desde a infância, que incluiu incidentes como Ray pulando no bolo de aniversário de Dave por ciúme ou Ray enfiando um garfo na mão de Dave num acesso de raiva: “Eu roubei uma batata frita do prato dele e ele enfiou um garfo na minha mão”.

Se não tão explicitamente como antes, os dois passaram as suas carreiras discutindo o suficiente para chamar a atenção do público.


THE KINKS se formou em 1963 e ainda está em atividade, lançando 24 álbuns de estúdio (além de discos ao vivo e coletâneas).


Confira outra performance do THE KINKS com uma das clássicas canções do rock'n roll, "You Really Got Me":


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques