top of page
  • by Brunelson

Roger Daltrey: "Jimi Hendrix copiou completamente o The Who", disse o vocalista


O vocalista do THE WHO, Roger Daltrey, apesar de sua fama de invocado, nunca foi uma pessoa que ficou falando mal da sua banda, raramente mostrando sinais de auto depreciação.


Com isso em mente, não é surpresa que ele tenha afirmado uma vez que Jimi Hendrix “copiou completamente” o THE WHO.



Hendrix chegou a Londres em 1966 e nessa época o THE WHO já havia se formado na cena local, e não ficaria mais sozinho no topo até que o melhor produto de exportação dos EUA se tornasse um nome familiar que Roger Daltrey o testemunharia ao vivo.



Com o THE WHO começando a experimentar o auge da fama, a sua carreira seguiu uma trajetória totalmente diferente quando Hendrix chegou às terras britânicas, o que não demoraria quase nada para alcançá-los em reconhecimento.

THE WHO construiu uma reputação feroz por ser um formidável show ao vivo (uma das melhores bandas ao vivo de todos os tempos), capaz de explodir o telhado de qualquer local e quando Hendrix apareceu, tudo mudou e ele de repente "roubaria" a coroa deles. A sua ascensão irritou muito Daltrey, que pensou que ele não estava inventando a roda e apenas copiando os truques do guitarrista de sua banda, Pete Townshend.

“Quando Pete costumava quebrar as suas guitarras no palco, era como um ritual de matança de algum animal mitológico”, disse Daltrey uma vez ao vocalista do AC/DC, Brian Johnson, no programa de rádio de Johnson, Life on The Road. “A guitarra se transformava numa coisa que costumava gritar, sendo que cada batida que Pete açoitava em qualquer lugar na guitarra, criaria um ruído diferente e isso foi poucas vezes registrado. O assunto depois era somente sobre: 'Oh, ele quebrou a guitarra', mas me desculpe, cara, você não entendeu. O que eu nunca falei a respeito foi sobre os barulhos que Pete emitia quebrando as suas guitarras".



Hendrix não apenas quebrou guitarras - embora ele tivesse uma tendência a usar esse "truque" de vez em quando - mas ele até deu um passo adiante no Monterey Pop Festival em 1967 nos EUA, quando queimou a guitarra durante a sua agora lendária apresentação.

Ele dividiu o festival com o THE WHO e outras bandas naquela noite, mas antes, os dois artistas tiveram uma reunião nos bastidores para decidir quem iria subir primeiro ao palco. Nenhum dos artistas queriam se apresentar logo após o outro, então, eles tiveram que resolver na moeda escolhendo cara ou coroa. Hendrix perdeu a aposta e teve que subir ao palco depois que o THE WHO rasgou tudo em pedaços - e deu no que deu com a apresentação de Jimi Hendrix.


“O Monterey Pop Festival foi extraordinário”, lembrou Daltrey sobre aquele dia. “Nós dirigimos até lá todos nós em um carro, aparecemos naquele campo enorme e tinha todas aquelas pessoas lá”.

Embora o festival o impressionasse, os aplausos que Hendrix recebeu tiveram um efeito diferente em Daltrey.

“Toda aquela atuação de palco que Hendrix fez, fazendo microfonias nos amplificadores e raspando a guitarra contra o pedestal do microfone, tudo isso veio de Pete Townshend. Hendrix copiou isso completamente e todos nós devemos entender essa história, certo? Hendrix viu Townshend fazendo isso e pensou: 'Oh, eu vou fazer isso também'”.

Por outro lado, Townshend não tem nada além de admiração pelo assunto Jimi Hendrix.


Falando à revista Rolling Stone em 2019, Townshend disse carinhosamente: Ele era um músico maravilhoso! Jimi não era um grande cantor, mas tinha uma voz linda, esfumaçada e muito sexy... Quando você o via num show, ele parecia um xamã no palco, tipo, é a única palavra que posso usar para descrever. Não sei se é o termo correto, mas uma luz parecia sair dele, sabe? Ele subiria ao palco e de repente explodiria em uma luz... Jimi era muito gracioso”.

Hendrix destruiria guitarras e amplificadores em algumas ocasiões ao longo de sua carreira e não é coincidência que ele tenha feito isso no Monterey Pop Festival após o show do THE WHO. Ele precisava provar a si mesmo como atração principal e Hendrix não podia deixar Townshend roubar os holofotes - seria o reconhecimento do público de seu país Natal, onde primeiro Hendrix ficou conhecido em Londres e na Europa.

Esse ato de Jimi Hendrix nada mais é do que um elogio e reverência a Pete Townshend, mostrando o quão bem ele foi avaliado por Hendrix.

Kommentare


Mais Recentes
Destaques
bottom of page