• by Brunelson

Pixies: Top 05 músicas do vocalista/guitarrista Frank Black


O vocalista/guitarrista do PIXIES, Frank Black, é um dos poucos artistas que possui o domínio da arte da experimentação sonora.

Nascido Charles Thompson em Boston, Massachusetts, ele logo se mudou para a Califórnia, onde continuou a se mudar ao longo de sua infância. Foi nesta incerteza e movimento constante que ele captou uma fusão de influências.


Thompson mais tarde falou sobre a sua educação musical eclética, dizendo: “Eu costumava sair com alguns desajustados... Éramos as crianças que escutavam músicas estranhas. Eu não estava indo a shows para todas as idades ou tentando entrar escondido em clubes noturnos para ver shows de bandas, mas estava comprando álbuns usados em lojas de discos e os pegando emprestados da biblioteca. Eu tinha acabado de ouvir os discos de Emerson, Lake & Palmer e não conhecia música punk rock, mas comecei a ouvir falar dela no colégio. Provavelmente foi uma coisa boa que eu não sabia, que em vez disso ouvia muitos discos dos anos 60 e música gospel”.

Estas influências se espalharam ao longo de sua carreira consumada com o PIXIES e como artista solo, especialmente em suas performances vocais.

O seu vocal varia de gritos teatrais a um tom mais temperado e melódico. Depois de alcançar um imenso sucesso com o PIXIES e lançar uma carreira solo igualmente bem-sucedida, Black mostrou a sua habilidade de se adaptar ao mundo em mudança e ainda ter uma nova perspectiva para agregar.

Em um retorno surpresa em 2004, Black colocou a sua carreira solo em "banho-maria" e decidiu reviver o PIXIES após 12 anos sem tocarem ao vivo juntos. Ainda em 2019, Black lançou um novo álbum com o PIXIES, "Beneath The Eyrie" (7º disco), e ainda empresta o seu toque mágico às obras de outros artistas, provando que a lenda veio para ficar.

Embora Black apresente uma discografia brilhante, resolvemos separar apenas 05 músicas de autoria de Frank Black e somente na banda PIXIES, para homenagear este grande artista.

Confira sem nenhuma ordem qualitativa:

Música: "Velouria"

Álbum: "Bossanova" (3º disco, 1990)

Black era conhecido por explorar temas de ficção científica em seu trabalho e o hit "Velouria" é uma representação perfeita deste fascínio. Essa música apresenta um theremin, que foi usado em vários filmes de ficção científica nos anos 50 e 60 para criar um som estranho.

Embora superficialmente "Velouria" seja essencialmente uma canção de amor sobre uma garota com o nome de um tecido de decoração macio (veludo), Frank revelou mais tarde sobre a letra ambígua da canção: “É baseado no folclore dos rosa cruzes da década de 20 em San Jose, Califórnia, onde eles tiveram algumas ideias muito interessantes".


Música: "I’ve Been Tired"

Álbum: "Come on Pilgrim" (1º EP, 1987)

Após serem descobertos em um show pelo empresário do Fort Apache Studios, Gary Smith, PIXIES gravou 01 fita demo com 17 canções chamada "Purple Tape". A banda escolheu oito dessas músicas para lançarem em seu EP de estreia, "Come on Pilgrim".

Neste lançamento, Black criou uma canção etérea chamada "I’ve Been Tired" e baseou-se em temas da cultura sul-americana e até mesmo de frustração sexual, coisas que Black experimentou em suas viagens e na educação católica.


Neste álbum e música, Black nos apresentou o seu lirismo obscuro, que mais tarde se tornaria sua assinatura registrada.


Música: "Hey"

Álbum: "Doolittle" (2º disco, 1989)


Embora não tenha sido lançada como single do álbum "Dolittle", a canção "Hey" continua a ser lembrada como uma das músicas mais aclamadas da banda.

A canção "Hey" é um reflexo das imagens religiosas sendo exploradas como as letras de Black costumam fazer e vem adicionado a um toque de funk rock à sua discografia.


Desde o seu lançamento, o clássico álbum "Dolittle" continuou a vender de forma consistente e foi certificado Disco de Ouro em 1995 e eventualmente Disco de Platina em 2018 pela Recording Industry Association of America. Ele também foi classificado como um dos álbuns mais influentes de todos os tempos e é frequentemente citado como uma inspiração para muitos artistas do punk rock.


Música: "Here Comes Your Man"

Álbum: "Doolittle" (2º disco, 1989)

Dos estágios iniciais da carreira do PIXIES veio um dos seus maiores sucessos. A canção "Here Comes Your Man" foi incluída em um grupo de fitas demo enviadas às gravadoras para conseguir um contrato de gravação para a banda, mas quando eles finalmente chegaram ao selo independente 4AD, Black revelou que não tinha intenção de gravar esta música.


Devido à persistência dos fãs, ele mais tarde mudou de ideia, revelando: “As pessoas vinham nos falar para gravarmos esta canção, então, finalmente a gravamos”.


Em uma entrevista passada, Black disse que a música é sobre “vagabundos viajando de trem e morrendo em um grande terremoto na Califórnia”, mas apesar do significado sombrio, os tons melódicos e otimistas criaram um apelo comercial para a música e se tornou um grande sucesso, apesar da banda não ter feito nenhum esforço para promovê-la como single.


Música: "Where is My Mind"

Álbum: "Surfer Rosa" (1º disco, 1988)

A canção "Where is My Mind" foi inspirada por Black numa aventura de mergulho com snorkel. Numa entrevista em 1997, Black disse: “A música 'Where is My Mind' veio do fato de eu mergulhar no Caribe e ter um peixe muito pequeno me perseguindo... Eu não sei por que, pois não sei muito sobre o comportamento dos peixes”.

Desse encontro aparentemente inocente veio um hino de desorientação, um tema que ele continuaria a usar ao longo de sua carreira de compositor.

Em outra entrevista, Black disse sobre esta canção: “Em termos de conteúdo, você não sabe onde isso vai chegar... É um ricochete, tipo, bolinha de pinball, com essas coisas batendo umas nas outras: palavras, conceitos e pensamento maníaco".

Ele finalizou: “Metade das músicas que eu escrevi, não tinha ideia do que estava falando. Certamente, era qualquer coisa que aparecia no abstrato, eu não sei...”


* Pixies: Top 18 discos preferidos do vocalista/guitarrista Frank Black


* Pixies: precursor na criação do pedal Spring King


* Pixies: quando a banda retornou de seu hiato em 2004 com show memorável no Coachella Festival


* Pixies: baterista havia sido convidado para entrar no Foo Fighters


* Pixies e Weezer: resenha do show duplo em New Jersey/2018

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques