• by Brunelson

Pixies: precursor na criação do pedal Spring King


O 3º álbum de estúdio do PIXIES, "Bossanova" (1990), é conhecido pelo seu ritmo arrebatador e guitarras pesadas, com o seu som inspirado no interesse do vocalista/guitarrista, Frank Black, pelo surf rock.


E foi o primeiro disco do PIXIES que a banda abriu com um cover da música "Cecilia Ann", uma canção surf rock da banda THE SURFTONES. A música começa com um barulho noise da caixa de som que mais parece algo caindo ou o início de um suspense.


Na verdade, o ruído ouvido na abertura desta música (que dura 05 segundos) é o guitarrista Joey Santiago sendo bastante "rigoroso" com o seu amplificador de guitarra da marca Peavey, modelo Bandit. Um truque que ele ocasionalmente adora recriar nos shows.


Muitos guitarristas gostam de usar o efeito reverb para dar uma percepção de espaço ao seu som e muitos amplificadores de guitarra analógicos incorporam um "tanque" de reverb em seus componentes.


Esses "tanques" contêm uma mola que é alimentada pelas vibrações feitas pelo sinal de saída de baixo nível de uma guitarra elétrica, o sinal prolongado que sai da outra extremidade da mola é então amplificado para criar um som conhecido como esta reverberação de uma "primavera".


Muitos guitarristas e engenheiros de gravação podem estar familiarizados com os efeitos colaterais que o efeito reverb resulta na sua distorção, quando a mola vibra muito mais do que quando sendo alimentada por um baixo sinal eletrônico. Quando essas vibrações atingem o final amplificado da mola em questão, bem, é só ouvir a introdução desta música do PIXIES logo abaixo...


O som de "choque" criado por esta técnica foi confinado pelo fabricante de guitarras e eletrônicos, Danelectro, em um pedal de efeitos especialmente projetado. Esse pedal tem sido chamado de Spring King, que pode ser estampado para replicar este ruído sem a necessidade de forçar os alto-falantes do seu amplificador da guitarra.


Confira o áudio de estúdio da canção "Cecilia Ann" pela banda PIXIES, com o efeito Spring King na introdução:

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead