top of page
  • by Brunelson

Pixies: "era como os Beatles nos apoiando", havia dito o Radiohead em participação no mesmo festival


PIXIES foi capaz de causar um enorme impacto com a sua música na cultura alternativa no final dos anos 80 e início dos anos 90.


Padrinhos do grunge e do rock independente, o grupo abriu o caminho para todos, incluindo algumas bandas mais importantes na história da música como o NIRVANA.

O uso definidor de gênero do PIXIES com dinâmicas silenciosas alternando a partes altas combinadas com as suas harmonias vocais, foram os principais pilares para o culto do grupo e que ajudou a tornar os seus primeiros 04 álbuns de estúdio em clássicos no rock alternativo.

Em 2004, quando o PIXIES se reuniu desde 1993 separados, eles retornaram se apresentando no Coachella Festival com o RADIOHEAD sendo o headliner do evento e o seu vocalista, Thom Yorke, dizendo sobre o PIXIES que “seria como os BEATLES nos apoiando”.


Em recente entrevista à revista britânica New Music Express, o vocalista/guitarrista do PIXIES, Black Francis, e o seu baterista, David Lovering, relembraram desse comentário do RADIOHEAD:

Seguem alguns trechos:

Black Francis: “Isso foi legal da parte do RADIOHEAD, mas eles certamente não deviam isso a nós de forma alguma... Eles se saíram muito bem, então, não precisaram da nossa ajuda (risos), mas agradecemos o elogio”.

David Lovering: “Não nos sentíamos como os BEATLES no Coachella Festival, mas eu me lembro de pensar que a nossa tradição cresceu desde que tínhamos entrado em hiato e nos reunimos, e foi memorável porque o público mudou depois de 10, 11 anos. Havia jovens lá que nem tinham nascido quando éramos inicialmente uma banda e foi a primeira vez que pensei que há uma geração de fãs que ouviram outras bandas se referirem a nós e que agora estavam aparecendo em nossos shows para conferir”.

Mas o PIXIES não é apenas amado pelos seus contemporâneos e gerações mais jovens de músicos. Lovering revelou que o grupo tinha um admirador inesperado:

“Depois de tocar em um festival, estávamos sentados no avião falando sobre a Copa do Mundo de Futebol e de repente, essa pessoa que estava sentado na poltrona da frente, estava escutando a nossa conversa e entrou no assunto conosco, debatendo os méritos de vários times, mas até então, não sabíamos quem era essa pessoa, onde apenas ficávamos conversando e trocando palavras uns com os outros sem conseguir ver o rosto dessa pessoa. Somente quando o avião pousou que descobrimos que era Robert Plant (vocalista do LED ZEPPELIN). Quando estávamos recolhendo as nossas malas, nos apresentamos a ele como a banda PIXIES e ele nos disse: ‘Eu sei! A melhor banda de Boston!' Foi por causa dessa nossa conversa que mais tarde ele nos pediu para abrir os shows da sua turnê solo americana em 2015, sendo que havia rumores na época sobre ele querer que eu me juntasse à sua banda de apoio como baterista”.


PIXIES sempre foi visto como um fenômeno underground durante a sua primeira era, de 1986 e que terminou em 1993. Com a banda retornando à cena em 2004 e em atividade até hoje, foi especialmente perceptível a sua grandeza em apresentações com o grupo ocupando espaços notáveis em festivais de grande escala como Pukkelpop, Glastonbury e o Coachella.

O vindouro álbum de estúdio do PIXIES, “Doggerel” (8º disco), será lançado em 30 de setembro de 2022.




Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page