• by Brunelson

Led Zeppelin: quando o vocalista pagou 10 mil dólares para a rádio não tocar "Stairway to Heaven"


O relacionamento do vocalista Robert Plant do LED ZEPPELIN com a clássica música "Stairway to Heaven" é complicado.


* Led Zeppelin: qual a clássica música da banda que o vocalista não gosta?


* 05 bandas que odiaram os seus maiores sucessos

Embora seja uma das obras-primas do LED ZEPPELIN aos olhos de muitas pessoas, uma pessoa que discorda dessa noção é o seu próprio cantor. Surpreendentemente, ele até doou U$ 10 mil dólares para uma estação de rádio em um apelo para impedi-los de ficar tocando essa música na rádio.

Você terá dificuldade em encontrar um amante do rock que não tenha um lugar especial em seu coração para esta canção, afinal, são 08 minutos de inegável puro brilho de composição. Ao longo da música, a banda encapsula tudo o que os tornou o grupo dinâmico que guiou com sucesso esta canção para uma nova dimensão.

No entanto, em 2019, Plant falou sobre como ela é uma música com a qual ele não conseguia mais se identificar, mas admitiu que poderia admira-la - apenas de longe.


Enquanto estava sendo entrevistado pela rádio da Universidade da California, Plant falou: “A construção da música e a construção musical real, são muito boas. É um daqueles momentos que realmente pode ficar sem vocal e de fato, poderia ficar sem vocal o tempo todo, eu tenho certeza disso, porque é uma bela peça musical".

“Agora, liricamente não consigo mais me relacionar com isso, porque foi há muito tempo que a escrevi. Eu nunca mais teria intenção de escrever ao longo dessas linhas abstratas novamente”.

Os comentários depreciativos de Plant sobre a música "Stairway to Heaven" foram recebidos com surpresa, mas foi em 2002, que ele se referiu a uma revelação mais significativa quando disse que doou U$ 10 mil dólares para uma estação de rádio para que ela parasse de tocar esta canção.

A estação de rádio em questão era a KBOO, que é um canal de rádio sem fins lucrativos financiado por ouvintes da cidade de Portland. Plant estava dirigindo o seu carro para um show em Lincoln City e tropeçou na estação de rádio, onde instantaneamente se apaixonou pelas estranhas misturas de música alternativa que estavam tocando na rádio.

“KBOO tinha essa música incrível”, disse Plant. "Aquilo era ótimo e eu tinha que encostar o carro na estrada para ficar ouvindo com atenção”.

“O radialista estava dizendo que estava procurando por patrocínios”, acrescentou Plant. "Você sabe, ele dizia: 'Por favor, envie U$ 10 dólares ou U$ 15 dólares', coisa assim, e se as pessoas ajudassem numa certa quantia, a KBOO prometeria nunca mais tocar a canção 'Stairway to Heaven'. Então, eu liguei para a rádio e prometi o meu dinheiro a eles... Eu era um dos patrocinadores da KBOO”.

Enquanto o ego da maioria dos cantores se machucaria se a estação que eles estavam ouvindo implorasse para os ouvintes pagarem para a rádio para parar de tocar a sua música mais famosa, Plant nunca se sentiu conectado dessa forma.

Se há uma pessoa que poderia felizmente nunca mais ouvir a música "Stairway to Heaven" novamente, é Robert Plant.


Pagar U$ 10 mil dólares para garantir que nunca fosse ao ar na estação de rádio é um passo longe demais - mesmo no manual de Plant - mas o seu amor por apoiar empreendimentos musicais independentes e o seu ódio por esta canção, se alinharam cosmicamente nessa ocasião.


"Stairway to Heaven" (4º disco, "Led Zeppelin IV", 1971)


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques