top of page
  • by Brunelson

Radiohead: como o guitarrista Jonny Greenwood foi influenciado por Neil Young?


É sempre interessante saber quais são as inspirações para alguns músicos ao longo da história, especialmente quando se trata daqueles que não têm muito em comum à primeira vista.

E isso é definitivamente algo que pode ser dito em relação a Neil Young e o seu impacto no RADIOHEAD e aqui especificamente no guitarrista Jonny Greenwood.


Embora seja difícil encontrar muitos endereços diretos quando se trata dos 02 artistas interagindo ou falando um sobre o outro, fica claro, mesmo estilisticamente, quando você dá uma olhada em Greenwood e no RADIOHEAD, você enxerga o impacto que Neil Young teve neles.


O estilo angular e minimalista ecoa em Young excepcionalmente bem, sem mencionar a sua afinidade compartilhada pelo "solo de 01 nota" na guitarra.

Uma vez, Greenwood falou sobre a sua musicalidade: “Não se trata realmente de fazer a minha parte de guitarra, é mais: 'O que servirá melhor a essa música? Como não estragar essa música tão boa?' Parte do problema é que Thom Yorke (vocalista) vai sentar ao piano e tocar uma canção como 'Pyramid Song' e quando formos gravá-la não podemos piorar, então, como fazer melhor do que ele apenas tocando sozinho? O que já costuma ser ótimo para nós”.

E ter essa visão de encontrar o que funcionará melhor e utilizar todos os melhores recursos, não é novidade.

Greenwood já disse sobre os seus instrumentos: “Guitarras são como máquinas de escrever. É tecnologia, não é algo para ser admirado ou adorado. Como: 'Oh, uma máquina de lavar ou algo assim'. Ela faz o seu trabalho e ver pessoas pendurando guitarras nas paredes como decoração, pra mim é como colocar um aspirador de pó pendurado, tipo, é realmente bizarro pra mim".

O lugar onde os dois realmente se encontram é na trilha sonora do filme "Inherent Vice" (2014). Greenwood fez a participação na trilha sonora, que apresenta também músicas do RADIOHEAD e de Neil Young. Sem mencionar o fato de que a música solo original de Greenwood na trilha sonora, "Amethyst", soa bastante semelhante ao álbum "Harvest" de Neil Young.

Talvez Greenwood tenha encontrado alguma inspiração direta nesse disco de Young, especialmente considerando o fato de que a canção "Amethyst" apareceu em uma trilha sonora ao lado do próprio Neil Young.

Confira por si só e realmente é fácil encontrar a inspiração de Greenwood.


"Amethyst"


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page