top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: a carta manuscrita antes da fama para o seu pai em 1966


Jimi Hendrix

1966 seria o ano em que a vida de Jimi Hendrix mudaria para sempre. À beira da grandeza depois que ele impressionou Linda Keith em um clube de New York - a então namorada de Keith Richards (guitarrista do ROLLING STONES) - Hendrix seria mais tarde recomendado a Chas Chandler (baixista do THE ANIMALS e quem levou Hendrix à Inglaterra) e o resto da história todos já sabem...


Atualmente, a revista Far Out Magazine postou uma carta (foto) que Hendrix tinha enviado ao seu pai apenas algumas semanas depois que ele se mudou para a Europa, que seria uma nova aventura que mudaria o seu destino para sempre.


Em 24 de setembro de 1966, Hendrix aceitou a oferta de Chas Chandler e se mudou para Londres, onde assinaria um contrato de gerenciamento e produção com ele e com o empresário do THE ANIMALS, Michael Jeffery. Chandler imediatamente começou a recrutar membros para uma banda que tiraria o melhor proveito da habilidade insana de Hendrix e assim, nasceu o JIMI HENDRIX EXPERIENCE.


Hendrix conheceu o baixista (até então guitarrista) Noel Redding num teste de audição, onde o conhecimento de Redding sobre as progressões de acordes no blues impressionou Hendrix. Após uma reunião, Redding concordou em tocar baixo na nova banda de Hendrix. O baterista Mitch Mitchell foi o próximo recruta de Chandler que ele contratou através de um amigo em comum e a banda de Jimi Hendrix estava perfeitamente formada.


Em 1º de outubro de 1966, Chandler levou Hendrix a um show da banda CREAM em Londres, mas o mais importante da noite, foi que Hendrix e o guitarrista do CREAM, Eric Clapton, se conheceram. Mais tarde, Clapton lembrou que Hendrix não foi tímido no primeiro encontro: "Ele perguntou se poderia tocar algumas músicas com a gente e eu disse 'claro', e fiquei com um sentimento engraçado sobre ele".


No meio da performance do CREAM, Hendrix subiu ao palco e apresentou uma versão maníaca da canção "Killing Floor" (cover de Howlin' Wolf).


Acelerando até 1989, Clapton descreveu com mais detalhes esta performance: “Ele tocou praticamente todos os estilos que você poderia pensar e não de uma maneira chamativa. Quero dizer, ele fez alguns dos seus truques, como tocar a guitarra com os dentes e nas costas, mas não foi de maneira alguma algo ofensivo, sabe? E foi isso... Depois ele foi embora e a minha vida nunca mais foi a mesma".


Voltando para meados de outubro em 1966, Chandler organizou a 1ª turnê europeia para Hendrix e após essa turnê, Hendrix escreveria uma carta comovente para o seu pai, que voltava da guerra para casa nos EUA. Cheio de alegria, Hendrix deixaria o seu pai a par de quão bem as coisas estavam indo para ele e como as coisas pareciam estar mudando.


Segue a carta traduzida na íntegra logo abaixo:


Querido Papai


Bem... Embora eu tenha perdido o endereço, sinto que devo escrever antes que eu me afaste demais - estamos agora em Munique, na Alemanha, e acabamos de sair de Paris e Nanci na França. Nós estamos tocando por Londres agora.


É onde eu estou ficando esses dias. Eu tenho o meu próprio grupo e lançarei uma gravação em 02 meses chamado "Hey Joe", da JIMI HENDRIX EXPERIENCE.


Espero que você receba este cartão (ainda irei escrever uma carta decente) e acho que as coisas estão ficando um pouco melhores.


Seu filho amoroso


Jimi


Confira a performance de Jimi Hendrix da canção "Hey Joe", lançada no 1º álbum de estúdio, "Are You Experienced" (1967):

Mais Recentes
Destaques
bottom of page