top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: por que ele não gostava do Led Zeppelin?


LED ZEPPELIN sempre foi uma banda que divide opiniões.

Para alguns, eles representam o auge do virtuosismo do rock. Para outros, eles eram apenas um grupo de amigos britânicos tocando blues e riffs de outros artistas americanos.

Porém, é certo que o grupo, que incluía Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham, de fato possui um legado histórico no rock'n roll.

E sob o microscópio, bandas como LED ZEPPELIN e ROLLING STONES possuem canções frequentemente anunciadas como definidoras de toda uma era da música popular, e é difícil ignorar o quanto eles absorveram da cultura negra americana para os seus próprios fins.

Para o lendário e maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix, o talento do LED ZEPPELIN para "roubar" o material dos outros foi verdadeiro.


Em entrevista concedida em 2006, Carmine Appice, baterista da banda de rock, VANILLA FUDGE, discutiu o legado do LED ZEPPELIN, relembrando um encontro com Jimi Hendrix nos anos 60.



Appice falou: “Jimi Hendrix me disse pessoalmente que não gostava do LED ZEPPELIN, porque eles eram como 'excesso de bagagem' e que roubavam as músicas de todo mundo. A canção 'You Shook Me' estava no disco de Jeff Beck. A música 'Dazed and Confused' tem um pouco de VANILLA FUDGE e tem partes de 'Beck's Bolero', e um membro do LED ZEPPELIN já me disse que o riff da canção 'Good Times Bad Times' veio da linha de baixo de Tim Bogart”.

Mas para Appice, os hábitos plagiadores do LED ZEPPELIN não pareciam tão controversos. Afinal, a música sempre foi caracterizada pela polinização cruzada.


Appice explicou: “Quando ouvi pela 1ª vez John Bonham fazer aquele trio no bumbo da bateria, fui até ele num outro dia e disse: 'John, isso é incrível. Tenho que admitir que tirei isso de você'. Ele olhou pra mim e falou: 'Do que você está falando? Eu tirei isso de você!' Eu respondi: 'Eu não faço isso na bateria e você não poderia ter tirado isso de mim'. Ele começou a me dizer onde eu realmente fiz isso no 1º disco do VANILLA FUDGE e ele estava certo. Eu só fiz isso por um momento naquele álbum e ele pegou e fez algo maior e melhor com aquilo. A nossa banda costumava se sentar ao lado do palco para assistir aos shows do LED ZEPPELIN e ficávamos juntos nos camarins e construímos um ótimo relacionamento com eles".

Mas Jimi Hendrix não perdoava tanto assim o LED ZEPPELIN.

Robert Plant certa vez lembrou como Hendrix até provocou John Bonham sobre a sua técnica de pedais duplo na bateria: “Hendrix veio até Bonham e disse: 'Sabe de uma coisa? Você tem um pé de coelho'. Naquela época, as pessoas tiravam um sarro de bateristas que usavam pedal duplo”.

E quando perguntado numa entrevista em 1970 sobre bandas de estádios, Hendrix falou: "Não penso muito no LED ZEPPELIN, quero dizer, não penso muito neles", no entanto, mesmo querendo rapidamente deixar de lado o nome da banda, Hendrix admitiu que “Jimmy Page é um grande guitarrista”.


Infelizmente, os dois nunca tiveram a chance de tocar juntos para grande decepção de Page, que disse mais tarde numa entrevista: “Também nunca o vi tocar ao vivo. Fico muito, mas muito chateado comigo mesmo por nunca tê-lo visto num palco... Eu realmente queria ter visto um show dele pelo menos uma vez”.


コメント


Mais Recentes
Destaques
bottom of page