top of page
  • by Brunelson

Led Zeppelin: reagindo ao falecimento de Jimi Hendrix em 1970


Em 18 de setembro de 1970, uma luz foi desligada quando Jimi Hendrix faleceu tragicamente - nunca haverá outra lâmpada que venha substituí-lo que brilhe tanto. Toda a comunidade musical ficou fora de si quando ele faleceu, mesmo aqueles que não eram tão próximos a ele como o LED ZEPPELIN.

Apenas 04 anos antes de sua morte, Hendrix aceitou a oferta do baixista do THE ANIMALS, Chas Chandler, e mudou-se para a cena crescente em Londres, onde assinou um contrato de gerenciamento e produção com ele e com o empresário do THE ANIMALS, Michael Jeffery. Chandler imediatamente começou a recrutar membros para uma banda que tiraria o melhor proveito da habilidade insana de Jimi Hendrix.

A ascensão acentuada de Hendrix à fama levou a uma escalada ainda mais feroz de problemas pessoais e sua vida terminaria tragicamente em 1970, depois de engasgar com o seu próprio vômito (sua morte ainda é um mistério). Apesar de ter apenas alguns anos como um talento conhecido, Hendrix conquistou mais nessa época do que a maioria dos artistas em sua vida, porém, a sua vida foi um sinal de alerta sobre o lado horrível da fama.

Todo mundo que já tinha escutado um disco de Jimi Hendrix entrou em estado de luto quando ficaram sabendo da notícia de que ele havia falecido, no entanto, momentos depois que o LED ZEPPELIN descobriu que Hendrix havia morrido, Robert Plant e Jimmy Page tiveram que lidar com uma sala cheia de repórteres.

“Bom, eu não sabia nada sobre isso até meia hora atrás e ainda estou tropeçando tentando acreditar que isso aconteceu”, um visivelmente chocado Robert Plant respondeu quando perguntado em uma coletiva de imprensa sobre os seus pensamentos sobre a morte de Hendrix. “É uma tragédia”, acrescentou Jimmy Page.

Havia uma grave falta de empatia nesta sala durante a entrevista e lembrar de Hendrix por seu talento não era a primeira coisa na agenda da mídia.


As hienas ao redor de Plant e Page investigaram se as suas músicas defendiam o uso de drogas, depois de rumores de que narcóticos desempenharam um papel na morte de Hendrix. No entanto, um jornalista perguntou como a dupla via a condenação da mídia à cultura das drogas e como eles frequentemente se divertiam com mortes prematuras de estrelas como Hendrix.

Page respondeu: “Isso foi colocado na mente das pessoas a partir da mídia que chega a muitas pessoas através da imprensa, televisão e coisas assim”.

“Assim que uma pessoa na cena do rock faz um exemplo de si mesma, acho que a coisa usual de todos é anexar isso a todos os outros no negócio. Portanto, a coisa toda se torna bastante distorcida”, instigou Plant.

Page acrescentou: “Eu gostaria de dizer... E quanto a Judy Garland ou Edith Piaf (atrizes)? Ou pessoas assim, que deveriam apelar para a geração mais velha? Tenho certeza de que há alguma ligação com as drogas, não é?"

O mesmo jornalista finalmente perguntou sobre as suas memórias sobre Jimi Hendrix e o que ele significou para a dupla do LED ZEPPELIN: “Brilhante” disse Plant com um sorriso. “Ele era completamente revigorante quando apareceu na cena e 'Hey Joe' foi a primeira música que ouvi dele e a atmosfera nesse disco de estreia de Jimi Hendrix é algo que você raramente consegue capturar... Foi um som incrível”.

A entrevista é, em alguns pontos, invasiva, mas a dupla do LED ZEPPELIN lidou com a situação de forma admirável, apesar de claramente lutar para lidar com a notícia do maior guitarrista de todos os tempos ter falecido em circunstâncias tão trágicas.

É um testemunho para Robert Plant e Jimmy Page onde eles conseguiram entregar um tributo pungente a Jimi Hendrix quando a mídia na sala estava latindo pelo seu sangue em uma tentativa de pintar o rock como o inimigo mortal da sociedade. O ponto de Page sobre o uso generalizado de drogas em outras áreas de entretenimento é um ponto válido que silenciou lindamente os críticos de rock naquela sala.

Hendrix é um talento que simplesmente nunca será substituído e até Jimmy Page mais tarde o descreveu como “o maior” guitarrista de todos os tempos.



Ver a reação imediata da dupla do LED ZEPPELIN à sua morte mostra o quanto o seu falecimento foi sentido por todos que o compartilharam, mesmo que fosse o mais breve encontro com Jimi Hendrix.


Confira essa entrevista logo abaixo:


Mais Recentes
Destaques
bottom of page