top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: a fatídica noite quando conheceu Jim Morrison


Embora a década de 60 possa ter sido a época das colaborações de superestrelas, não foi de forma alguma a era 100% de camaradagem amigável - apesar do bom convívio entre a maioria dos artistas.

Porém, assim como qualquer época ou situação, a idade de ouro do rock está repleta de histórias de rivalidade amarga, traição e briga ocasional de bêbados, sendo que duas das figuras mais proeminentes da cena, Jimi Hendrix e Jim Morrison, também eram protagonistas dessas histórias.

E uma destas situações aconteceu numa jam session realizada em 1968.

O verão do amor hippie estava em pleno andamento quando Hendrix e Morrison se conheceram no palco do clube The Scene em New York, mas as escolhas "paz e amor" certamente não estavam no cardápio.

Várias pessoas famosas estavam na plateia naquela noite, incluindo Janis Joplin. Também na multidão estava Lester Chambers, vocalista do THE CHAMBERS BROTHERS, assim como ele relatou em sua biografia: “Éramos a banda da casa no clube Cheetah, que ficava apenas alguns quarteirões de distância do clube The Scene. Quando terminávamos no clube Cheetah, sempre caminhávamos até o clube The Scene. Você chegava no pico e descia uns 04 ou 05 degraus e entrava no The Scene. Era um espaço pequeno, talvez caberia 100 pessoas no máximo, então, você acabaria vendo vários artistas por lá, como John Lennon, Johnny Winter, Buddy Miles e se Janis Joplin estivesse na cidade, ela estaria lá também”.

Depois que a última banda terminava a sua apresentação, as garçonetes limpavam as mesas e conduziam os clientes de volta aos carros, onde iniciavam a longa viagem de volta para as suas casas. Com o palco limpo e somente com os artistas da noite no local se misturando nos camarins, a verdadeira diversão começaria. Lenta mas seguramente, eles subiriam ao palco embarcando numa série de longas jams sessions que atraíam alguns dos maiores nomes do ramo, incluindo Jimi Hendrix.

Uma bela noite, pouco depois da chegada de Hendrix ao local e saltando ao palco para tocar guitarra, eis que aparece Jim Morrison, vocalista do THE DOORS, entrando no local tropeçando, completamente bêbado e ansioso por uma briga.

“Quando Jim Morrison apareceu, ele estava muito bêbado, Deus sabe do quê, e ele ficava falando indistintamente sem parar e muito chapado”, observou Chambers. “Morrison era um personagem teimoso quando queria ser, mas todo mundo era assim naquela época”.

Entretanto, a arrogância de Morrison não caiu bem em Jimi Hendrix, que dizem ter antipatizado imediatamente com ele: “Jimi Hendrix era muito diferente de Jim Morrison. Hendrix tinha uma vibração adorável e natural sobre ele”, continuou Chambers. “Ele era muito tímido e reservado, sabe? Jimi era sempre a mesma pessoa de fala mansa do mesmo jeito de quando ele conversava com as mulheres. Já Jim Morrison era muito abrupto e ele falava o que queria dizer".

Antes mesmo de comprar uma bebida, Morrison foi até Janis Joplin, sentou-se ao lado dela e puxou o seu cabelo até o chão. Em resposta, Joplin teria pegado uma garrafa de Southern Comfort da mesa e jogado contra o corpo de Morrison. De alguma forma ileso, logo em seguida Morrison pulou no palco onde Hendrix e outros artistas estavam tocando e começou a gritar ao microfone, completamente incapaz de cantar uma música sequer em seu estado de embriaguez.


Chambers continuou: “Morrison estava tão bêbado que tinha que se segurar no pedestal do microfone para não cair e de vez em quando ele gritava: 'Oooooooh! Waughhhhhhh! Awoweee'. A certa altura, Jimi Hendrix pegou o microfone e disse: ‘Senhoras e senhores, vocês já ouviram o som de Jim Morrison esta noite’”.

Determinado a não deixar Hendrix rir por último, Morrison tentou uma tática ainda mais grosseira: ajoelhou-se e deu a Hendrix uma espécie simulada de sexo oral.

“Então, Morrison se ajoelhou e ficou com os seus braços em volta das pernas de Hendrix e começou a gritar: 'Eu quero chupar o seu pau!'"

Danny Fields, relação-públicas da gravadora Elektra Records e empresário de vários nomes do mundo musical, como dos RAMONES, MC5, THE STOOGES e VELVET UNDERGROUND, também estava presente nessa noite fatídica e complementou: “Jim Morrison estava sendo muito barulhento e Jimi Hendrix ainda estava tentando tocar guitarra, mas Morrison não desistia dele. Foi uma exibição de mau gosto de querer roubar a cena, o que era algo que Morrison realmente gostava de fazer. Para completar, Janis Joplin, que estava sentada no fundo da sala, viu tudo isso acontecendo e de repente apareceu na beira do palco com uma garrafa em uma mão e o seu copo de bebida na outra”.

A apresentação terminou com os 03 músicos realmente brigando entre si e formando uma pilha no chão. Hendrix caindo em cima de Morrison, Morrison puxando Joplin pra cima deles e vice-versa. No final, eles tiveram que ser arrastados para fora do palco. Morrison, sem surpresa, sofreu o maior número de lesões, tendo sentido toda a força dos punhos de fúria de Hendrix e Joplin.

Suponhamos que seja isso que você ganha por querer tirar o foco da música.



Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page