top of page
  • by Brunelson

Led Zeppelin: a opinião de Jimmy Page e Robert Plant sobre Jim Morrison


LED ZEPPELIN e THE DOORS parecem existir em dois universos paralelos diferentes.

Claro, eles eram tecnicamente contemporâneos, ambos sendo algumas das bandas de rock mais influentes e populares no final da década de 60, que escolheram liberalmente o blues na sua coluna espinhal e que viraram lendas na história da música.

LED ZEPPELIN foi o pioneiro inglês do hard rock que atravessou os anos 70 numa jornada para criar algumas das melhores músicas e histórias de excesso rock star mais loucas de todos os tempos.

THE DOORS foi emblemático na cena psicodélica dos anos 60, criando fervor e controvérsia em praticamente todos os lugares que se apresentava, personificado pelas teatralidades selvagens do seu vocalista, Jim Morrison.

Porém, no momento em que o LED ZEPPELIN estava realmente forjando a sua identidade conquistadora no mundo inteiro, Morrison já havia falecido.

No breve período de tempo em que os dois atos se sobrepuseram, Jimmy Page e Robert Plant (guitarrista e vocalista do LED ZEPPELIN) conseguiram assistir a um show do THE DOORS em 1969, quando as duas bandas dividiram o palco no Seattle Pop Festival.


A essa altura, Morrison já estava em direção ao que ele se tornaria no final de carreira, com o seu consumo em álcool aumentando dramaticamente e como consequência, as suas performances sendo marcadas frequentemente pelo seu comportamento debochado e indulgente.

“Recebemos muita propaganda antecipada na Inglaterra sobre o quão 'sexy' Jim Morrison era, quão viril e tudo mais”, disse Jimmy Page para a revista britânica New Music Express em 1970. “Quando fomos vê-lo, fiquei surpreso ao ver como ele estava estático no palco, tipo, não era realmente o que eu imaginava ver”.

“Estar vestido todo de couro preto, tudo bem, mas ficar ali parado no palco como se fosse o meu pai cantando, não pareceu muita coisa pra mim”, disse Page. “Até onde posso ver, a coisa toda sobre Jim Morrison é que ele foi apenas uma vergonha para o público naquele show que assistimos, pois ele realmente começou a insultar e xingar a plateia”.

Morrison havia sido preso em março daquele ano durante o show infame em Miami, onde antagonizou o público e supostamente se expôs indevidamente no palco.



Robert Plant concordou com a avaliação de Page, supondo que Morrison estava sob a influência de alguma droga e mentalmente ele não estava lá no palco.

“Parecia que ele estava todo ferrado”, disse Plant na mesma entrevista. “Morrison subiu ao palco e disse: ‘Fodam-se todos vocês’, o que realmente não fez nada além de fazer algumas garotas gritarem, então, ele ficou pendurado na lateral do palco e quase caiu do palco numa certa hora”.

“Ele fez todas aquelas coisas no início de carreira que eu suponho que eram originais, mas quando ele foi ficando mais largado, mais debochado e mais ferrado, a banda se tornou bizarra nos palcos”, concluiu Plant. “Foi realmente doentio de assistir aquele show, porque fazemos os shows para nos divertir e as pessoas pagam para se divertirem também”.

Mais Recentes
Destaques
bottom of page