top of page
  • by Brunelson

Deep Purple: assista Ritchie Blackmore apresentando a sua coleção de guitarras


Ritchie Blackmore do DEEP PURPLE é um ícone da guitarra.

Um dos trituradores originais, ele ajudou a levar o rock para um caminho mais visceral ao lado de nomes como Jimi Hendrix, Jimmy Page (LED ZEPPELIN) e Tony Iommi (BLACK SABBATH). Sem os seus esforços, o estilo de tocar guitarra rock e as suas ramificações mais difíceis ficariam sem alguns dos seus aspectos mais preciosos.

Ou seja, a sua forma de expressão nas seis cordas é inconfundível.

Capaz de entregar solos estrondosos e momentos tradicionais mais descontraídos, Blackmore continua sendo um dos guitarristas mais hábeis que estão por aí. A sua obra é tão extensa que, seja no DEEP PURPLE, RAINBOW ou em seus trabalhos solo, sempre há algo para todos se aprofundarem e curtirem, variando do metal ao medieval e se tornando uma prova de quão multifacetado ele é como guitarrista e músico.


E uma vez sendo entrevistado pela revista Guitar World em 1991, ele discutiu a natureza aleatória de sua guitarra quando foi perguntado se ele prepara os seus solos com antecedência. Ele revelou que muitos dos seus maiores momentos foram flashes de momento.

Blackmore falou: “Eu nunca resolvo com antecedência as minhas faixas. Tudo o que faço geralmente é totalmente espontâneo, sabe? Se alguém me disser: 'Isso foi bom, toque de novo', eu não vou ser capaz de fazê-lo. O único solo que guardei na memória é da música 'Highway Star' do álbum 'Machine Head' do DEEP PURPLE (6º disco, 1972). Eu realmente gosto de tocar aquele semitom no meio do solo”.

Então, falando sobre a sua notável propensão em fazer música com os novos pedais de distorção para guitarra que iam surgindo, Blackmore explicou: “Eu fiquei louco com esses pedais quando conheci. Eu costumava ter pedais de 1/4 de polegada feitos para mim, porque eu continuava quebrando os meus pedais nos shows. O meu técnico de guitarra ficava olhando pra mim de forma estranha e dizia: 'O que você está fazendo com esses pedais?' Por fim, ele me deu essa gigantesca pedaleira feita de meia polegada de ferro sólido e me disse: 'Olha aqui, se você quebrar essa coisa, eu não vou mais querer saber desse trabalho!'”

Dado que Blackmore é tão individualista quando se trata de guitarra, não surpreende que os modelos que ele usa sejam particularmente especiais. Felizmente para nós, ao aparecer em 2013 com a sua esposa e colaboradora musical, Candice Night, para um vídeo enviado ao YouTube, Blackmore apresentou as suas guitarras favoritas.

O primeiro modelo que ele apresenta é a sua antiga arma de escolha, a Fender Stratocaster branca que vem com escala em rosewood e captadores pretos personalizados. Blackmore revelou que raramente toca com ela, devido a um roadie “excessivo” que mudou a configuração personalizada do braço da guitarra.

Dentre várias, ele também mostrou outra guitarra Stratocaster e um violão Alvarez que possui um “tom muito clássico”, com uma elétrica francesa personalizada e um braço feito de madeira de 250 anos, além de sua Stratocaster preta dos primórdios do DEEP PURPLE que entregava músicas como "Black Night" (single do 4º disco, "In Rock", 1970).


Confira o vídeo onde Blackmore apresenta as suas guitarras:


Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page