top of page
by Brunelson
Dave Grohl havia lançado em 2021 o seu 1º livro biográfico escrito por ele mesmo, "The Storyteller". Aqui, Grohl relata os momentos de mudança em sua vida com um tipo de humor e humildade que só poderia vir do lendário frontman do FOO FIGHTERS e baterista do NIRVANA.
“Nunca fui ensinado a tocar guitarra”, disse Grohl para a revista Rolling Stone em 2014. “Não sei quais são os acordes da música 'Everlong'. Só sei o que acontece quando coloco os dedos ali, mas esse riff é um bom exemplo de como eu olho para a guitarra”.
Apesar dessa modéstia, Grohl usou as suas habilidades musicais instintivas para descobrir como fazer riffs e acordes, tornando-se proficiente para começar a tocar em bandas. A guitarra era originalmente o instrumento que Grohl gravitava e não foi em definitivo até que ele estava no ensino médio e começou a tocar bateria com mais regularidade.
Assim como ele descreveu uma vez para a rádio britânica da BBC em divulgação ao seu livro biográfico, a guitarra era o único instrumento em sua adolescência que era facilmente acessível.
“Quando eu era criança, o meu pai tocava flauta de formação clássica e ele também era músico”, explicou Grohl. “Ele ganhou um violão de presente quando eu tinha uns 02 ou 03 anos de idade e ele chegou a tocar nele por um tempo, mas depois ele deixou guardado no seu quarto por anos e anos, e quando eu tinha uns 09 ou 10 anos, eu peguei aquele violão que estava coberto de poeira e que só tinha 02 cordas nele".
“Eu peguei o violão e instintivamente fui tocando o riff da música 'Smoke on The Water' do DEEP PURPLE e pensei: ‘Meu Deus! Eu posso fazer isso! Isso é tudo o que você precisa fazer e eu posso fazer isso!' E foi assim que eu comecei aprendendo a tocar violão”.
Claro, sabemos que foi a bateria que inicialmente trouxe Dave Grohl ao estrelato.
Depois que a sua passagem pela banda de hardcore punk, SCREAM, terminou com a separação do grupo em 1990, Grohl recebeu uma dica do frontman do MELVINS, Buzz Osborne, de que uma banda de Seattle havia acabado de se separar do seu baterista. Eles tinham um contrato de gravação e um álbum já lançado chamado "Bleach" (1º disco do NIRVANA, 1989).
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments