Buzz Osborne: por que o frontman do Melvins é ressentido por Dave Grohl?
by Brunelson
há 12 horas
3 min de leitura
Buzz Osborne sempre terá um lugar no hall da fama do grunge por seu trabalho seminal como frontman do MELVINS e um dos pioneiros do gênero na década de 80 - quando esse termo nem existia ainda.
E ele sempre foi conhecido por não ser do tipo que se esquiva de compartilhar sua opinião sobre vários assuntos dentro e fora da música.
Por outro lado, Dave Grohl provavelmente recebe mais reconhecimento atualmente por seu trabalho como frontman do FOO FIGHTERS, embora sua bateria no NIRVANA e trabalhos ocasionais com o QUEENS OF THE STONE AGE lhe dêem motivos justos para ser reconhecido ao lado de Osborne por suas contribuições ao grunge e rock alternativo.
Com tudo isso em mente, você pensaria que os dois se dariam bem, certo? Considerando que Grohl é chamado a décadas de "o cara mais legal do rock", seria bem chocante saber que qualquer outra pessoa teria um motivo para odia-lo, mas acontece que, pelo menos desde 2016, Osborne realmente não vê Dave Grohl com bons olhos.
Em 2016, em meio aos planos de reunir a sessão rítmica clássica do NIRVANA - o baterista Dave Grohl e o baixista Krist Novoselic - para participarem como convidados especiais no que se tornaria o próximo álbum de estúdio do MELVINS, "Basses Loaded" (21º disco), Grohl não cumpriu sua palavra de que contribuiria para o álbum e inexplicavelmente desapareceu das sessões de gravação. Incomodado com sua falta de comunicação ou disposição para participar, Osborne aparentemente guarda rancor de Grohl até hoje.
Para piorar a situação, os planos de colaboração eram de Grohl em 1º lugar, então, sua fuga repentina do projeto foi particularmente irritante para Osborne. Sendo entrevistado pela revista Rolling Stone depois desse desencontro, Osborne sugeriu que Grohl talvez estivesse muito preocupado "para se apresentar na cerimônia do Oscar e essas merdas" e repetidamente criticou seu antigo associado por desistir dos planos.
Enquanto Novoselic honrou os planos iniciais de participar das gravações do disco dos MELVINS, o cancelamento sem cerimônia de Grohl pareceu realmente atingir um nervo em Osborne, dizendo: "Uma coisa que não vou fazer é ficar sentado ao lado do telefone com bobes no cabelo esperando Dave Grohl me ligar, ok? Quando ele te ignora totalmente assim, é foda, cara".
Embora isto certamente pinte um quadro forte da situação, também não foi a 1ª vez que o vocalista/guitarrista do MELVINS atacou publicamente Grohl, já que houve expressões unilaterais de ressentimento anteriores a este.
Ainda em 2014, Osborne se lamentou ao seu público durante um show, dizendo como depois que Grohl alcançou a fama, ele pararia de ligar ou atender seu telefone para conhecidos, entre outras pequenas queixas. Houve também uma representação grosseira de Grohl sentado em um vaso sanitário que apareceu em alguns produtos de marketing do MELVINS logo em 2015.
Não está claro como Grohl se sente em relação a Osborne sobre esses inconvenientes, nos deixando na dúvida se a sua atitude de não comparecer nas sessões de gravação do MELVINS teria sido uma retaliação a esses eventos anteriores citados acima, porém, Grohl elogiou o MELVINS quando eles estavam comemorando seu 40º aniversário como uma banda em 2023.
Em 2023, Grohl diria em uma homenagem ao MELVINS que desde que os ouviu pela 1ª vez: "Fui inspirado por sua assinatura, sensação escalonada, assim como inúmeras outras bandas que os admiram como os reis da cena musical do Noroeste americano", antes de comentar brincando: "Ah, e obrigado por me dar o número do telefone do NIRVANA".
Para quem não sabe, quando a banda SCREAM tinha encerrado as atividades e Grohl estava sem banda, foi através de um amigo em comum entre ele e o NIRVANA, Buzz Osborne, quem lhe avisou que o NIRVANA estava precisando de um baterista e deu o número do telefone para Grohl ligar para eles.
Comments