• by Brunelson

Nirvana: Dave Grohl relembra a história de quando entrou na banda e foi morar com Kurt Cobain


Dave Grohl foi recentemente entrevistado pelo podcast After School Radio, da Apple Music, e dentre vários assuntos, falou sobre o retorno do FOO FIGHTERS às turnês devido a pandemia e as bandas da área de Seattle que fizeram a trilha sonora dos seus anos de formação.


Aqui, separamos um trecho dessa entrevista onde Grohl falou sobre entrar no NIRVANA e ouvir o disco solo de Mark Lanegan pela 1ª vez em 1990.


“Sim, então, quando me mudei para Seattle, acho que só estive lá 01 vez antes, sabe? Eu estava em uma banda da Virgínia da área da capital Washington e o grupo se chamava SCREAM. Fizemos muitas turnês pela Europa, EUA e Canadá, sempre viajando numa van e tocando em clubes minúsculos onde nunca havia realmente ninguém em nossos shows, mas a nossa banda se desfez em Los Angeles no ano de 1990 e fiquei por lá. Telefonei para um amigo que estava em outra banda e lhe disse: 'Hey, estamos encalhados aqui em Los Angeles', e este meu amigo, que era Buzz Osborne (vocalista/guitarrista do MELVINS), me perguntou: 'Você já ouviu falar do NIRVANA?' E eu disse: 'Sim, claro'”.

"NIRVANA já tinha lançado o álbum de estreia em 1989, 'Bleach', e o meu amigo falou: 'Cara, eles estão procurando um baterista e na verdade eles acabaram de te ver tocar em San Francisco e falaram pra mim, tipo, se pudéssemos conseguir um cara assim para tocar bateria, ficaríamos super empolgados... Você deveria telefonar para eles'. E então, liguei para Krist Novoselic (baixista do NIRVANA) e falei: 'Oi, aqui é Dave da banda SCREAM' e começamos a conversar".

“Falei pra ele: 'Hey, ouvi dizer que você precisa de um baterista', e ele me disse: 'Na verdade estamos tocando com Dan Peters do MUDHONEY que agora é o nosso baterista'. E eu fiquei: 'Ah, ok, legal... Qualquer coisa me ligue se você vier para Los Angeles'".

"Então, ele ligou de volta e disse: 'Na verdade, você deveria falar com Kurt'. Então, liguei para Kurt, conversamos sobre música e de bandas e artistas como Neil Young, PUBLIC ENEMY e BLACK FLAG, quando Kurt me disse: 'Bom, se você puder vir aqui até Seattle, seria muito legal e podemos tocar'”.

"Então pensei: 'Ok, não tenho nada para fazer aqui em Los Angeles'. Me arrumei e fui para Seattle, sendo que eu nunca tinha conhecido o pessoal da banda antes. Chegando lá, eles fizeram um show e eu fui vê-los tocar. Eu nunca os tinha visto ao vivo antes e no dia seguinte, nós nos reunimos, tocamos e foi de imediato. Então, soubemos em 05 minutos: 'Ok. Agora, isso é o NIRVANA'".

* Krist Novoselic: perguntado como ele e Kurt Cobain reagiram no 1º ensaio com Dave Grohl no Nirvana


"Então, eu me mudei para o apartamento de Kurt e estamos no outono de 1990. Kurt morava nesse apartamento que era super minúsculo. Eu dormia no sofá e ele tinha um aquário com uma tartaruga que fedia muito. Era muito nojento e havia um buraco na janela, portanto, aquele apartamento estava congelando por dentro. Era apenas miséria... Kurt tinha uns 04 discos somente e um deles era o álbum solo de Mark Lanegan, 'The Winding Sheet', que tinha acabado de ser lançado".

* Dave Grohl: falando de quando foi morar junto com Kurt Cobain


"Eu escutei bastante esse disco de Mark Lanegan e acho que é um bom exemplo de como a música pode ser importante para você emocionalmente falando, porque quando você encontra essa correspondência emocional, como um álbum que lhe entende, ou você entende um álbum de uma forma que você se conecta a ele emocionalmente, esse disco foi tudo pra mim, por eu estar completamente sozinho e sem dinheiro, dormindo num sofá nesse apartamento todo quebrado e nessa banda onde eu não conhecia os caras. Além do tempo que era sempre cinza e chuvoso por meses e meses a fio".


"Esse álbum foi a única coisa que me deu algum alívio ou uma sensação de... Eu não sei. Escutei esse disco por meses como um cobertor para mim e até hoje sempre que ouço uma dessas músicas, a de Mark Lanegan em particular, me leva de volta para aquela imagem dormindo naquele sofá minúsculo no apartamento de Kurt Cobain”.


* Nirvana: quando Dave Grohl conheceu Mark Lanegan

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques