top of page
  • by Brunelson

Pra relembrar: Eddie Vedder com os Ramones no Brasil.

Vocês sabiam que a 1ª vinda de Eddie Vedder (vocalista do PEARL JAM) para o Brasil foi lá em 1996? Pois é, ele veio fazer companhia ao Johnny Ramone (guitarrista dos RAMONES) que viria a se tornar um dos seus melhores amigos. Leia mais no texto abaixo.

______________________

Em 1996 os RAMONES vieram à América do Sul com a sua turnê de despedida do último álbum de estúdio, “Adios Amigos” (14º disco, lançado em 1995). Na bagagem, 06 shows históricos e definitivos marcaram o final do caso de amor entre o Brasil e os RAMONES. Mas o que isso tem a ver com o PEARL JAM?

O fato é que Eddie e Johnny já eram muito amigos na época e o destino quis que Eddie acabasse conhecendo a América do Sul através dos RAMONES. Johnny não era muito sociável - ele odiava tumultos e muitas pessoas à sua volta - e o fato de os RAMONES serem superstars aqui na América do Sul, fazia com que Johnny se sentisse sufocado - sendo que ele pouco saía do seu quarto de hotel.

Eddie Vedder e Ramones

Num desses dias de fãs lotando o saguão do hotel, Johnny ligou para Eddie - que estava em recesso do PEARL JAM na época. Johnny e Eddie conversaram pouco mais de 20 minutos e então, no fim do mesmo dia, Eddie estava pegando um avião direto para Buenos Aires.

Eddie se preocupou em se manter o mais ‘’invisível’’ possível. Ele estava sempre com óculos escuros e às vezes até usava uma peruca. Eddie não queria chamar a atenção - pois era a turnê mais importante dos RAMONES - e ele, portanto, não queria mudar o foco dos holofotes. O fato é que Eddie sentiu junto com Johnny e com os RAMONES o calor dos fãs sul-americanos e entendeu o quanto os RAMONES eram idolatrados por aqui. Eddie mais tarde, em seu discurso de introdução dos RAMONES ao Rock’n Roll Hall of Fame (em 2002), citou esse fato como “merecido” e ele achava que os RAMONES deveriam ter sido tratados assim nos EUA também.

Voltando a 1996, a passagem de Eddie pela Argentina e pelo Brasil não foi lá muito “glamorosa”. A verdade é que ele e Johnny ficavam praticamente o tempo todo no quarto do hotel jogando cartas, completando um álbum de baseball, vendo filmes e bebendo socialmente. Johnny ligou para Eddie pois sentia que precisava ter um amigo por perto (quem conhece a biografia dos RAMONES sabe que os membros do grupo nunca foram muito “chegados” uns com os outros), porque estava pirando sozinho. Então, Eddie veio e eles ficavam o tempo todo no quarto de hotel, sendo que à noite, Eddie acompanhava os RAMONES aos seus shows com 01 máquina polaroide e às vezes com uma câmera de filmagem amadora - se passando por um roadie. Nos dias de folga, eles pegavam um táxi e andavam à noite pela cidade e logo depois voltavam para o hotel.

Eddie Vedder e Ramones

Em sua biografia, Johnny comenta que Eddie ficou apaixonado pelo público sul-americano, enquanto Johnny não gostava tanto (se assustava) do calor humano dos fãs latinos. Anos mais tarde (em 2005), o PEARL JAM finalmente veio ao Brasil e Eddie sempre faz questão de lembrar desse episódio de 1996. Eddie sempre lembra ao público que ele veio ao lugar que ostenta a fama em ter os fãs mais passionais do mundo!

Eddie Vedder e Ramones

Mais Recentes
Destaques
bottom of page