top of page
  • by Brunelson

The Who: por que Pete Townshend odiou o Woodstock Festival de 1969?


O Woodstock Festival de 1969 é sempre elogiado como um momento cultural e que irá durar para sempre.

No entanto, a história contada por aqueles que efetivamente estiveram presentes é consideravelmente diferente daquela que o legado nos guarda. Por exemplo, o guitarrista do THE WHO, Pete Townshend, passou momentos terríveis nesse evento e mais tarde disse que “odiou” a experiência (foto).

O festival marcou o final da década de 60 e ficou claro para muitos que as coisas estavam prestes a mudar para sempre. Aproximadamente mais de 400 mil pessoas viajaram até uma fazenda na cidade de Bethel, no Estado de New York, para presenciarem esse festival histórico e que consolidaria o legado de artistas e bandas como Janis Joplin, JEFFERSON AIRPLANE, Jimi Hendrix, CREEDENCE e o próprio THE WHO.

Na época, THE WHO se recusou a acreditar em qualquer mitologia em torno do Woodstock Festival (guerra do Vietnã, o verão do amor dos hippies) e planejou apresentar o seu setlist antes de escapar imediatamente do local. Para eles, tratava-se simplesmente de fazer um show de rock ‘n’ roll que mostrasse que poderiam enfrentar qualquer grupo do planeta - essa era a melhor banda ao vivo para muitos artistas musicais e críticos.

Quando chegaram no festival, a banda teve instantaneamente um choque cultural e para aumentar a sua miséria, os organizadores do Woodstock também tiveram um pesadelo logístico. THE WHO ficou horas esperando na lama e a banda ficaria completamente furiosa quando chegou a hora de subirem ao palco.

E para piorar as coisas, Townshend seria "enganado".

Quando questionado sobre o impacto cultural do Woodstock Festival e o que isso mudou na história, o guitarrista do THE WHO foi direto em sua resposta: “Bom, isso me mudou sim, porque eu odiei aquilo. Tinha levado comigo o meu filho de 06 meses e aquilo foi tudo muito estranho. Gostei de algumas coisas, mas não gostei de tudo. Enquanto estávamos aguardando a nossa vez para subir ao palco, os organizadores nos jogaram para dentro de uma limusine afundada na lama e ficamos lá por 05 horas aguardando e aguardando”.

Townshend finalizou: “Uma certa hora, bebi uma xícara de café e 05 minutos depois estava numa viagem de ácido LSD contra a minha vontade. Eles tinham colocado LSD no café, LSD na lama, tipo, se você caísse no chão e acidentalmente entrasse um pouco de água lamacenta em sua boca, você estaria viajando sob efeito de LSD”.

O dia inteiro aguardando para se apresentarem de madrugada no palco do Woodstock Festival foi um cenário de pesadelo para o THE WHO, onde tudo que poderia dar errado realmente deu errado, sendo que a glamourização do Woodstock pinta um retrato do festival que contrasta com a memória que Townshend possui do evento.











Confira o show completo do THE WHO no Woodstock Festival em 1969:


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page