The Who: as outras 02 músicas que Pete Townshend odeia
by Brunelson
há 10 minutos
2 min de leitura
Muitas vezes parece que as músicas que os fãs mais adoram são aquelas que seus criadores mais desprezam.
Aparentemente, tocar e ouvir estas canções incessantemente não conduz a uma afeição duradoura para seus criadores. Isto certamente foi verdade para músicas como "Stairway to Heaven" (LED ZEPPELIN), "Creep" (RADIOHEAD) e "Smells Like Teen Spirit" (NIRVANA), por exemplo.
E essa parcela também vale para o guitarrista e compositor desde sempre do THE WHO, Pete Townshend, que criou algumas canções que preferia não ouvir mais.
Após uma carreira de sucesso na década de 60 como uma das bandas da Invasão Britânica, rivalizando com os BEATLES, ROLLING STONES, THE KINKS e o THE YARDBIRDS, Townshend restabeleceu o THE WHO como uma banda pioneira no projeto ópera rock que foi o álbum "Tommy" (4º disco, 1969).
“THE WHO estava ficando sem ideias antes do álbum 'Tommy', a nossa ópera rock”, disse Townshend na biografia da banda. “E esse disco começou como um conto mítico. É vagamente inspirado no livro Sidarta, de Hermann Hesse, mas eu também lia muitos contos místicos de Hazrat Inayat Khan. Ele escreveu um livro chamado 'O Misticismo do Som'. Ele também era um músico, além de mestre espiritual, e tudo isso inundava minha cabeça naquela época”.
Ao longo da entrevista, Townshend falou apaixonadamente sobre esse álbum transformador, no entanto, ele admitiu não gostar de uma das clássicas músicas lançadas nesse disco, "Pinball Wizard", que foi o single principal do álbum e uma das canções mais adoradas dos fãs.
Essa informação já é sabida há muito tempo pelos fãs da banda, mas Townshend também expressou arrependimento em relação a outras canções do grupo, como "Dreaming From The Waist", lançada no álbum, "The Who by Numbers" de 1975 (7º disco): "'Dreaming From The Waist' é a música que eu mais odeio no mundo", disse Townshend. "Na verdade, acho que a odeio mais porque é uma canção que Roger Daltrey (vocalista) gostava de cantar".
Townshend conseguiu apontar outra música do THE WHO como a mais fraca e novamente por sua conexão com Daltrey: "Acho que, na verdade, a canção 'Sister Disco' é pior ainda... Isso mesmo, a canção 'Sister Disco' (8º disco, 'Who are You', 1978) eu odeio ainda mais do que a música 'Dreaming From The Waist', porque chegou um momento em que, toda vez que a tocávamos nos shows, Roger vinha até mim, ficava ao meu lado no palco e dava aquele sorriso sentimental para mim, que supostamente queria comunicar ao público algum tipo de relação do tipo amigável e feliz do Everly Brothers que supostamente tínhamos, o que nunca tivemos de fato".
O guitarrista do THE WHO finalizou: "Era um ato em que eu deveria conspirar, quero dizer, Roger dava a entender ao público: 'Nos conhecemos muito bem. Parecemos inimigos, mas na verdade somos amigos'. Muitas vezes, esse era o momento em que eu olhava na cara dele e dizia: 'Seu babaca', e ele ficava bravo toda vez quando eu fazia isso".
Comentários