Them Crooked Vultures: "o riff dessa música está entre os mais idiotas que eu já criei na minha vida", disse Josh Homme
by Brunelson
há 9 minutos
3 min de leitura
Indiscutivelmente um dos mestres dos riffs do rock alternativo, seria de se esperar que Josh Homme, frontman do QUEENS OF THE STONE AGE, considerasse algumas de suas músicas um pouco aquém do que poderia se esperar, devido à névoa induzida por drogas na época em que foram escritas.
No entanto, como muitos músicos que experimentaram substâncias psicoativas, lampejos de brilhantismo também surgem devido à forma como tais drogas supostamente são capazes de desbloquear diferentes áreas da mente humana.
Dito isso, alguns dos seus riffs são francamente obras de um gênio e não há como negar que há muita imaginação em seus trabalhos com o QUEENS OF THE STONE AGE, antes como guitarrista do KYUSS e até mesmo no único álbum homônimo que ele criou junto com Dave Grohl na bateria (NIRVANA) e John Paul Jones no baixo (LED ZEPPELIN), com a banda THEM CROOKED VULTURES.
Na verdade, você pensaria que tocar ao lado do baixista do LED ZEPPELIN e do baterista do NIRVANA, indiscutivelmente 02 lendas do rock, levaria suas habilidades para o próximo nível, sendo que há um punhado de canções com riffs sólidos que demonstram Homme estando em sua melhor forma nesse único álbum de estúdio do THEM CROOKED VULTURES lançado em 2009.
A música de abertura do disco, "No One Loves Me & Neither Do I", é repleta de tanta "arrogância" quanto se poderia esperar de um trio desse calibre, enquanto a canção "Elephants" possui uma interação instrumental tensa e a música "Warsaw or The First Breath You Take After You Give Up" é a banda se soltando e indo com tudo para o território do rock progressivo.
Em uma entrevista para a revista britânica New Music Express antes do lançamento do álbum do THEM CROOKED VULTURES, Grohl havia dito que às vezes era alucinante ouvir o que Homme criava no estúdio, mas ao mesmo tempo havia alguns elementos estranhos que ele não conseguia entender: "Não tenho problema algum em chamar um dos meus melhores amigos de gênio total", disse Grohl referente a Josh Homme, "mas às vezes ele chegava no estúdio com algo que você considerava a merda mais ridícula que já ouviu na vida".
Apesar disso, Homme afirmou que era o contrário e minimizou sua suposta genialidade, ao dizer que teve que se desafiar de algumas das formas mais inesperadas para extrair o melhor dos seus 02 companheiros monstros de banda durante as sessões de composição e gravação do disco.
Em resposta aos comentários de Grohl, Homme explicou para a mesma revista o que o levou a escrever um riff específico no álbum, que ele relembrou com risadas: "Eu estava tentando pensar em como poderia levar esse riff a um novo patamar, e então, finalmente percebi que precisava tocar a coisa mais idiota de todas. Meu avô sempre dizia: 'Se você não pode ser mais esperto que eles, seja mais burro que eles'. Foi daí que surgiu a música 'Caligulove'. O riff dessa música está entre os mais idiotas que eu já criei na minha vida".
Pelos padrões do álbum do THEM CROOKED VULTURES, a canção "Caligulove" pode ter um dos riffs mais insanos que Homme já apresentou, mas é muito melhor do que muitos compositores conseguem reunir ao longo de uma carreira inteira. Apenas demonstra que os 03 músicos, junto com o guitarrista Alain Johannes, estavam em um dos picos auge de criatividade de suas carreiras com o THEM CROOKED VULTURES.
E embora um disco sucessor ainda não tenha sido lançado, o THEM CROOKED VULTURES é um projeto do qual todos eles podem se orgulhar.
Comentários