top of page

Pearl Jam: a música que quebrou todas as regras de composição e mesmo assim se tornou popular

  • by Brunelson
  • há 14 minutos
  • 3 min de leitura

Um pequeno recorte de jornal continha o conteúdo do que se tornaria uma música seminal no catálogo do PEARL JAM, ao mesmo tempo em que refletia uma questão social muito mais ampla, a saber, a violência armada desenfreada e os tiroteios em escolas nos EUA. 


O single da canção "Jeremy" do PEARL JAM, lançada no álbum de estreia do grupo, "Ten" (1991), acompanha o trágico evento ocorrido na cidade de Richardson, Texas, onde um estudante adolescente se suicidou na sala de aula com um tiro na frente de 30 colegas e de 01 professor no dia 08 de janeiro de 1991.


Dificilmente seria um tema dos mais animadores para uma música que ficou marcada na história do rock.


Inicialmente relutante em falar sobre o significado das letras, o vocalista Eddie Vedder descreveu a descoberta do suicídio do jovem de 16 anos de idade durante uma entrevista para a Rádio KLOL em 1991. Na entrevista, ele disse que tinha se deparado com uma pequena matéria no jornal sobre um estudante do ensino médio, Jeremy Wade Delle, e como ele se suicidou na frente dos seus colegas de sala de aula.


Então, durante uma entrevista para a revista Rockline em 1993, Vedder falou sobre as letras da canção "Jeremy", como pode ser visto como uma forma de vingança e uma maneira de fazer outras pessoas sentirem a dor do protagonista, mas que, no final das contas, o ato não resolveu nada: "Veio de um pequeno parágrafo em um jornal, o que significa que você se mata, faz um grande sacrifício e tenta se vingar, mas tudo o que você vai acabar tendo é somente um parágrafo em um jornal. Estava 17ºC em um dia nublado em um bairro suburbano, quero dizer, é assim que começava aquela pequena matéria no jornal, mas que no final, não faz nada e não muda nada. O mundo continua e você se foi".


Mas foi aí que ele realmente se aprofundou nas letras...


O cantor refletiu sobre as brigas que ele próprio teve na época da escola, com um colega de classe que chegou a levar uma arma para a escola, mas felizmente, ninguém se feriu. Assim como nos relacionamentos quebrados entre pais e filhos na adolescência, querendo mostrar o grande poder que os pais refletem em seus filhos quando a comunicação, afeto e amor, não são correspondidos.


E a canção "Jeremy" é também conhecida por ser tocada em um baixo de 12 cordas, na qual o baixista Jeff Ament é o criador desse riff lendário que inicia a música. 


Falando sobre a questão musical, Ament compôs o riff da música em seu baixo Hamer B12A de 12 cordas. O riff apresenta harmônicos pesados e amplamente centrado na corda Lá: "Eu ainda não entendia de composição naquela época e praticamente a música inteira é em Lá. Não há uma grande mudança de acordes nela. Isso meio que vai contra as regras de como compor uma música popular, sabe?", explicou Ament no DVD PJ20 de 2011.


O som vibrante produzido pelas cordas oitava acima, juntamente com a habilidade técnica de Ament, as notas marteladas e a melodia aberta vibrante, cimentaram o som imenso e coeso desta canção.


De fato, a música vai contra muitas regras de composição popular, por outro lado, um estilo não tipicamente associado a álbuns grunge, ou, neste caso, a uma música independente, "Jeremy" também segue uma estrutura narrativa. Aprendemos mais sobre o adolescente Jeremy verso por verso, levando-o de um estudante introvertido, que escapava mentalmente dos seus problemas através da arte do desenho, a um marginalizado que sofria bullying e contextualizando assim o seu refrão. O tema sombrio subjacente à música enfatiza as experiências de muitas pessoas e soa verdadeira entre os fãs por décadas, os quais poderiam ter sofrido bullying e assédio semelhantes.


Assim, um tema sombrio, um baixo pesado e com uma estrutura narrativa, garantiram que a música "Jeremy" fosse um single atípico, especialmente se tornando popular, mas que foi mais uma das canções do PEARL JAM lançada no disco "Ten" que fez a banda ficar conhecida no mundo inteiro.


"Jeremy"


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page