Josh Freese: "a coisa com o Foo Fighters acabou, mas grande coisa, foi só um deslize”, disse o ex-baterista da banda
by Brunelson
há 41 minutos
3 min de leitura
Baterista Josh Freese (foto) sobre sua vida após ter sido dispensado do FOO FIGHTERS: “Estou de volta ao meu lugar e ninguém deveria sentir pena de mim. Então, a coisa do FOO FIGHTERS acabou, mas grande coisa, foi só um deslize”.
Em maio de 2025, FOO FIGHTERS anunciou a demissão de Josh Freese como seu baterista, com ele afirmando na época ter estado "chocado" e "decepcionado" com a decisão. Freese tinha se juntado à banda em 2023 para iniciar a turnê mundial do mais recente álbum de estúdio do grupo na época, "But Here We Are" (11º disco, 2023), após o falecimento repentino do baterista Taylor Hawkins em março de 2022.
Sendo assim, Freese foi substituído pelo ex-baterista do NINE INCH NAILS, Ilan Rubin, enquanto Freese retornou ao NINE INCH NAILS, banda essa que ele fez parte de 2005 à 2008.
Freese, baterista renomado e muito conhecido no meio musical - além de ter feito participações em várias bandas substituindo em suas turnês algum baterista doente ou com algum membro do corpo quebrado - também é um prolífico baterista de estúdio, prestando seus serviços para artistas e bandas renomadas desde sempre.
Agora, em uma nova entrevista para a revista Modern Drummer, Freese refletiu sobre sua trajetória com o FOO FIGHTERS, bem como sobre sua vida desde então: “Tenho algumas teorias, mas não posso falar muito sobre elas agora”, ele disse sobre sua demissão da banda. “Gostei muito dos 02 anos que passei com aqueles caras e eles foram bons para mim… Até deixarem de ser”.
Ele continuou: “Gostei de tocar com eles e adorei ter Dave Grohl como líder da banda. Eu o respeito muito, principalmente como baterista. Para mim, ele é baterista em 1º lugar e todo o resto vem depois. Ouvi mais gravações dele como baterista do que qualquer coisa do FOO FIGHTERS e foi muito legal estar em uma banda onde o líder é um baterista fenomenal e que você respeita”.
Freese acrescentou: “Eu gostava de estar perto daqueles caras, porque eles foram generosos e bons comigo… E é isso que torna tudo ainda mais misterioso, sabe? Acho que tenho um bom faro para as pessoas e não esperava por aquilo. Um dia era só risadas, estávamos no palco fazendo o show e Dave Grohl me olhava todas as noites, tipo: ‘Você está arrasando, cara!!!’ E aí, de repente, tudo acabou”.
Sobre como soube que tinha sido demitido, Freese relembrou: “No dia em que tudo aconteceu, eu estava curtindo um dia de folga com a banda A PERFECT CIRCLE junto com os caras da banda PRIMUS. Todo mundo ficou em choque e me perguntaram: 'Mas que porra aconteceu?' Eu só me lembro de pensar que era muito grato por estar em turnê com meus amigos e com uma equipe incrível de suporte, tocando a música que eu gostava com pessoas com quem eu tinha uma longa história”.
"Alguém me disse recentemente: 'Cara, você teve um ano difícil', e eu pensei: 'Sério?' Então, a coisa com o FOO FIGHTERS acabou... Grande coisa, foi só um deslize. O fato de eu estar em turnê novamente com o NINE INCH NAILS e com A PERFECT CIRCLE, tocando em alguns shows também com o WEEZER, trabalhando no estúdio com todo mundo, desde Danny Elfman até Billy Idol, tipo, só sinto que estou de volta ao meu lugar e acreditem: ninguém deveria sentir pena de mim”.
Sobre sua dispensa do FOO FIGHTERS, Freese reafirmou o que já tinha dito anteriormente, concluindo que: "Nenhum motivo foi dado, mas curti os 02 anos com eles e apoio o que quer que eles achem melhor para a banda".
Comentários