The Kinks: a música da banda que satiriza a moda londrina dos anos 60
by Brunelson
há 4 minutos
3 min de leitura
Uma das maiores novidades da era dos anos 60 foi a chegada de compositores jovens e criativos na música rock.
Inspirados pelos BEATLES, inúmeros jovens obcecados pela música se aventuraram na composição, embora poucos tenham se destacado tanto quanto Ray Davies, frontman do THE KINKS.
Formando a banda em 1963, Davies rapidamente se tornou uma voz marcante para a juventude britânica da pós-2ª guerra mundial, e sua qualidade como compositor ficou evidente desde o início.
Estudante de arte no início da década de 60, Davies formou o THE KINKS com um forte manifesto artístico e uma ampla gama de influências, graças ao seu amor duradouro pelo blues, jazz e rock. Ao mesmo tempo, o compositor, juntamente com o restante do grupo, se inseriu na crescente subcultura londrina.
Os primeiros triunfos do THE KINKS consolidaram a sensibilidade desafiadora do rock and roll da banda, sendo pioneiros no uso da distorção de guitarra - onde cortaram seus amplificadores com navalhas para criar o princípio da distorção - e criando canções magistralmente curtas, afiadas e antológicas como a clássica "You Really Got Me" (1º disco, "Kinks", 1964).
No entanto, à medida que o grupo progredia, as habilidades de composição de Davies se desenvolveram dez vezes mais, frequentemente recorrendo a um senso de realismo social, refletindo sua infância como um garoto da classe trabalhadora em Londres e incorporando uma ampla gama de influências musicais.
Uma das primeiras músicas a expandir o repertório sonoro do THE KINKS foi "Dedicated Follower of Fashion", lançada como single em 1966 e que se inspirou na velha guarda, além do seu som habitualmente infundido no R&B. Embora esta canção não tivesse a mesma energia rebelde das músicas "You Really Got Me" ou "All Day and All of The Night" (single, 1964), ela encapsula com maestria as atitudes fashion dos anos 60.
A canção satiriza a natureza inconstante da moda londrina em rápida evolução. Aparentemente, Davies vinha debatendo a ideia da música em sua cabeça há algum tempo antes de finalmente rabiscá-la no papel, permitindo que esse hino seminal chegasse totalmente formado e pronto para ser lançado.
O produtor do THE KINKS, Shel Talmy, que foi fundamental nos primeiros sucessos do grupo, relembrou mais tarde conforme biografia da banda: "Ray Davies foi um dos compositores mais prolíficos com quem já trabalhei. Ele era capaz de compor literalmente 01 dúzia de músicas da noite para o dia se estivesse com vontade". Explicando o processo de trabalho, o produtor continuou: "Costumávamos nos reunir 01 vez por mês ou 01 vez a cada uma ou duas semanas para analisar o material que ele tinha".
"Eu escolhia as que eu achava que estavam bem avançadas, as que não estavam tão avançadas e as que provavelmente nunca estariam tão avançadas", continuou ele. "A canção, 'Dedicated Follower of Fashion', foi uma que se destacou imediatamente". A música se destacou não apenas por sua sátira cativante da moda dos anos 60, mas também por ser tão diferente de tudo o que Davies tinha criado antes.
Esta canção inventiva renderia ao THE KINKS um single que ficou no Top 5 no ranking do Reino Unido, mas seu impacto no grupo foi muito maior do que isso. Se você observar seus trabalhos posteriores, como o inovador álbum conceitual, "The Kinks Are The Village Green Preservation Society" (6º disco, 1968), muitas das ideias e sons incluídos nesse álbum se assemelham ao estilo da música "Dedicated Follower of Fashion".
Simplesmete confirmou a diversidade marcante das habilidades de Davies, permitindo à banda explorar uma vasta gama de influências musicais, além dos seus hinos que ficaram marcados na história do rock.
Comentários