The Kinks: a música que eles negam que o guitarrista Jimmy Page tenha tocado na gravação
Dave Davies, o guitarrista de uma das bandas da "invasão britânica", THE KINKS, tornou-se um dos músicos mais icônicos da década de 60, alcançando fama mundial antes da idade adulta.
Ainda assim, a sua abordagem inovadora em um tipo específico de sonoridade para guitarra, pode ser considerada crucial para o surgimento de gêneros do rock mais pesados na década de 70 e além.
Na verdade, o legado de Davies foi supostamente confirmado pelo próprio Jimi Hendrix: “Eu me lembro de uma vez estar sentado ao lado dele em um avião com destino a Estocolmo na Suécia. Depois de um tempo, conversamos um pouco e ele de repente me disse: 'Sabe, aquele riff de guitarra que você fez na música 'You Really Got Me' foi um verdadeiro marco'. Você pode imaginar como eu me senti? Ser endossado por Jimi Hendrix era realmente algo na vida e foi um grande elogio pra mim”.
Em outubro de 1964, depois de energizar o público e ouvintes com sua clássica canção, "You Really Got Me” (1º disco, "Kinks", 1964), o grupo atingiria uma fórmula semelhante e um pouco mais áspera com a música “All Day and All of The Night”, lançada como single logo depois naquele mesmo mês.
Mais tarde em entrevista, o guitarrista do THE KINKS descreveria esta canção como a que ele finalmente tinha "encontrado a minha voz".
Em 2015, Davies falou sorrindo para a revista Guitar Player: “Gostei do som da guitarra na canção ‘All Day and All of The Night’. Na época, quando eles tentavam desenvolver amplificadores com um pré-gain e tudo mais, pensei que não estava acertando o meu timbre de som e lutei com isso por um tempo. Sabe, nunca gostei dos amplificadores da Marshall porque soava como todo mundo na época, então, em meados da década de 70, comecei a tocar com amplificadores da Peavey e as pessoas me diziam: ‘Ninguém mais usa caixas da Peavey, somente as bandas country'. Eu costumava explodir literalmente meus amplificadores da Peavey todas as noites nos shows... Uma vez, usei 02 Peavey Maces juntos e foi brilhante, cara”.
O estilo característico de Dave Davies de tocar guitarra dependia muito de seus riffs ásperos e agitados, mas nunca teria sido tão monumental se ele não tivesse descoberto inadvertidamente a distorção na guitarra: “Minha namorada de infância, Sue, engravidou e queríamos nos casar”, disse Davies ao jornal britânico The Guardian em 2013. “Mas os nossos pais disseram que éramos muito jovens e nos separaram. De qualquer forma, eu era um garoto rebelde, zangado e isso teve um efeito profundo em mim, sabe? Eu estava cheio de raiva na época”.
“E quer saber, um pouco mais tarde, dias depois, eu estava muito deprimido e me vi brincando com uma lâmina de barbear”, continuou ele. “Eu poderia facilmente ter cortado os pulsos, mas eu tinha um pequeno amplificador verde no meu quarto, da marca Elpico, que era uma porcaria. Na hora eu pensei: ‘Quer saber, vou usar essa lâmina para cortar o cone do alto-falante do meu amplificador'. E realmente mudou o som da minha guitarra, então, quando conectei aquele pequeno amplificador em outro, um Vox AC30, ficou muito, mas muito mais alto o som daquela distorção”.
O produtor do THE KINKS, Shel Tamy, desenvolveu a descoberta de Davies no estúdio com sua experiência sonora para amplificar ainda mais o som distorcido na guitarra: “Na época, enquanto trabalhava como engenheiro de estúdio em Los Angeles, descobri várias técnicas para fazer as coisas soarem ainda mais poderosas”, disse Tamy uma vez ao jornal britânico The Guardian. “Na música ‘You Really Got Me’, gravei a guitarra em dois canais, um distorcido e outro não, sendo que a combinação fez o som parecer mais alto. Sabe, até chutávamos literalmente o amplificador de Dave quando passávamos na frente para fazer com que soasse mais áspero o som”.
O guitarrista Jimmy Page, ainda sem alcançar a fama com o THE YARDBIRDS e LED ZEPPELIN, foi um prolífico guitarrista de estúdio em Londres durante a ascensão do THE KINKS. Ele alegou ter trazido a primeira unidade de efeitos de distorção fuzz para a guitarra para a Grã-Bretanha, que ele usou enquanto gravou a guitarra para a música "I Can't Explain" do THE WHO.
A gravação com o THE WHO é verdadeira, mas Page também afirmou ter tocado o riff da guitarra na gravação da canção "All Day and All of The Night" do THE KINKS, mas o vocalista/guitarrista do THE KINKS e irmão de Dave Davies, Ray Davies, nega veementemente isso.
Em 1981, Ray Davies concluiu para a revista Creem: “Eu me lembro de Jimmy Page vindo a uma de nossas sessões de estúdio quando estávamos gravando a música 'All Day and All of The Night'. Tivemos que gravar esta canção às 10:00hs da manhã, porque tínhamos um show para fazer naquela noite. Gravamos tudo em 03 horas e Page estava fazendo uma sessão de gravação na sala de estúdio ao lado e veio ouvir o solo de Dave, foi quando ele riu e foi embora dando risadinhas, mas agora ele fica dizendo que fez a gravação da guitarra nessa música, então, só posso dizer que acho ele um idiota e ele pode lançar todos os tipos de xingamentos que quiser sobre mim, mas eu sei que estou certo e ele está errado”.
Comentários