top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: qual era a sua música preferida do The Kinks?


Se os executivos dos estúdios de Hollywood fizessem uma cinebiografia da vida e carreira de Dave Davies, seriam 90 minutos sólidos do vocalista/guitarrista do THE KINKS apertando as mãos e compartilhando bebidas e conversas com os maiores nomes do rock'n roll.


Davies dedilhou o seu caminho através da década de 60, cruzando caminhos com os maiores nomes do show business, enquanto também encontrava tempo para escrever alguns dos riffs mais duradouros e influentes de todos os tempos na história do rock.

Foi o hit de 1964 do THE KINKS, a música "You Really Got Me", um pedaço de um pré-punk de ouro maciço que mais tarde serviria como o projeto sonoro para toda uma geração de adolescentes na 2ª metade dos anos 70. Como todas as melhores peças musicais, o riff de Davies parecia ao mesmo tempo antigo e surpreendentemente novo, como se este riff obsceno tivesse o poder de abrir caminho para uma paisagem cultural inexplorada.

E assim como Davies lembrou em uma entrevista para a revista Classic Rock, Jimi Hendrix reconheceu o potencial de definição de uma era da canção "You Really Got Me".


Davies começou pintando um retrato da verdadeira personalidade do guitarrista: “Na vida real, Jimi Hendrix não era nada parecido com o cara selvagem que ele retratava no palco. Ele era um cara quieto e introvertido. Ele era explosivo no palco, mas falava bem baixinho. Eu o via de vez em quando no clube Scotch of St James ou em festas. Costumávamos trocar uma palavra curta um com o outro, mas nunca era como se fôssemos amigos próximos”.


Davies continuou: “Eu me lembro de uma vez estar sentado ao lado dele em um avião com destino a Estocolmo na Suécia. Depois de um tempo, conversamos um pouco e ele de repente me disse: 'Sabe, aquele riff de guitarra que você fez na música 'You Really Got Me' foi um verdadeiro marco'. Você pode imaginar como eu me senti? Ser endossado por Jimi Hendrix era realmente algo na vida e foi um grande elogio pra mim”.

Sendo ainda um jovem músico naquela época, Davies também relembrou essa mesma história numa outra entrevista concedida para a revista Rolling Stone, dizendo que Hendrix foi incrivelmente gentil com ele e oferecendo palavras de encorajamento muito necessárias.

O frontman do THE KINKS finalizou: “Jimi Hendrix disse que a música ‘You Really Got Me’ foi marcante para ele. Sentamos um ao lado do outro num avião indo para a Suécia para algumas apresentações na TV que as nossas bandas iriam fazer. Não conversamos muito, mas conversamos um pouco sobre guitarras. Sendo um jovem garoto que eu era, não tinha um vocabulário incrível, então, eu meio que tive uma conversa comum com ele e foi isso".


Isso só demonstra o respeito que Jimi Hendrix gerava aos outros artistas, pois a fama e o sucesso a Hendrix só vieram depois do estouro que foi o THE KINKS lançando a canção "You Really Got Me" em 1964. Hendrix só viria a lançar o seu 1º álbum de estúdio em 1967.


"You Really Got Me"


Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page